DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3371
Título: A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAM
Título(s) alternativo(s): The use of the Arduino platform in the physics learning process through the steam approach
Autor(es): Silva, Daniel Gomes da
Orientador(es): Souza, Maud Rejane de Castro e
Palavras-chave: Aprendizagem Ativa;Physics;Ensino de Física;Arduino;Educação STEAM;STEAM education
Data do documento: 26-Mar-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Daniel Gomes da. A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAM. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A presente dissertação consiste no resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a futuros professores de Física que traz como justificativa a problemática de alunos do Ensino Médio, que a classificam como uma disciplina tediosa e de difícil compreensão dificultando assim, a tarefa do professor no ensino e criando uma apatia no aprendizado. Com os avanços no campo da eletrônica digital e informática as comunicações e mais especificamente as telecomunicações ganharam uma nova roupagem através do advento dos smartphone, smart TV e da internet. Objetivou-se desenvolver um processo de Aprendizagem Centrado em Tarefas (TCL) norteado pelos objetos de aprendizagem da Taxonomia de Bloom Revisada em relação ao conteúdo de Termodinâmica em uma tuma de Licenciatura em Física. A pesquisa teve enfoque qualitativo, exploratório e descritivo. Examinou se as possibilidades da aprendizagem prática da Termodiâmica usando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino orientada pela educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na modalidade de Ensino Remoto. A metodologia aplicada consistiu em ambientar os participantes na resolução de problemas do mundo real com o intuito guiá-los por uma aprendizagem que envolveu a integração de diversas áreas do conhecimento humano e contextualizada com os eventos e necessidades do século XXI, em uma perspectiva prática. Os resultados dos dados foram analisados e discutidos nesta dissertação. A conclusão é a de que a educação STEAM contribui para um ambiente facilitador e promotor da aprendizagem da Termodinâmica a partir da utilização do Arduino.
Abstract: The present dissertation is the result of a research developed with future physics teachers that justifies the problem of high school students, who classify it as a tedious and difficult to understand discipline, thus making the task of the teacher in teaching and an apathy in learning. With the advances in the field of digital electronics and computing, communications and more specifically telecommunications have gained a new guise through the advent of smartphones, smart TV and the internet. The objective was to develop a Task-Centered Learning (TCL) process guided by the objects of learning from the Revised Bloom Taxonomy in relation to the content of Thermodynamics in a Degree in Physics. The research had a qualitative, exploratory and descriptive focus. The possibilities of practical thermodynamic learning were examined using the Arduino electronic prototyping platform guided by STEAM education (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) in the Remote Teaching modality. The applied methodology consisted of setting the participants up to solve real-world problems in order to guide them through learning that involved the integration of different areas of human knowledge and contextualized with the events and needs of the 21st century, in a practical perspective. The results of the data were analyzed and discussed in this dissertation. The conclusion is that STEAM education contributes to an environment that facilitates and promotes the learning of Thermodynamics from the use of Arduino.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3371
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem steam.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.