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dc.contributor.authorSilva, Daniel Gomes da-
dc.date.available2021-07-27T20:51:14Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Gomes da. A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAM. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3371-
dc.description.abstractThe present dissertation is the result of a research developed with future physics teachers that justifies the problem of high school students, who classify it as a tedious and difficult to understand discipline, thus making the task of the teacher in teaching and an apathy in learning. With the advances in the field of digital electronics and computing, communications and more specifically telecommunications have gained a new guise through the advent of smartphones, smart TV and the internet. The objective was to develop a Task-Centered Learning (TCL) process guided by the objects of learning from the Revised Bloom Taxonomy in relation to the content of Thermodynamics in a Degree in Physics. The research had a qualitative, exploratory and descriptive focus. The possibilities of practical thermodynamic learning were examined using the Arduino electronic prototyping platform guided by STEAM education (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) in the Remote Teaching modality. The applied methodology consisted of setting the participants up to solve real-world problems in order to guide them through learning that involved the integration of different areas of human knowledge and contextualized with the events and needs of the 21st century, in a practical perspective. The results of the data were analyzed and discussed in this dissertation. The conclusion is that STEAM education contributes to an environment that facilitates and promotes the learning of Thermodynamics from the use of Arduino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectEducação STEAMpt_BR
dc.subjectSTEAM educationpt_BR
dc.titleA Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAMpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the Arduino platform in the physics learning process through the steam approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-27T20:51:14Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Maud Rejane de Castro e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966791891574956pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Dinamara Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435492124601475pt_BR
dc.contributor.referee2Cotta, Tathiana Moreira Diniz Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750502330203655pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1678241020220487pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste no resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a futuros professores de Física que traz como justificativa a problemática de alunos do Ensino Médio, que a classificam como uma disciplina tediosa e de difícil compreensão dificultando assim, a tarefa do professor no ensino e criando uma apatia no aprendizado. Com os avanços no campo da eletrônica digital e informática as comunicações e mais especificamente as telecomunicações ganharam uma nova roupagem através do advento dos smartphone, smart TV e da internet. Objetivou-se desenvolver um processo de Aprendizagem Centrado em Tarefas (TCL) norteado pelos objetos de aprendizagem da Taxonomia de Bloom Revisada em relação ao conteúdo de Termodinâmica em uma tuma de Licenciatura em Física. A pesquisa teve enfoque qualitativo, exploratório e descritivo. Examinou se as possibilidades da aprendizagem prática da Termodiâmica usando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino orientada pela educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na modalidade de Ensino Remoto. A metodologia aplicada consistiu em ambientar os participantes na resolução de problemas do mundo real com o intuito guiá-los por uma aprendizagem que envolveu a integração de diversas áreas do conhecimento humano e contextualizada com os eventos e necessidades do século XXI, em uma perspectiva prática. Os resultados dos dados foram analisados e discutidos nesta dissertação. A conclusão é a de que a educação STEAM contribui para um ambiente facilitador e promotor da aprendizagem da Termodinâmica a partir da utilização do Arduino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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