DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3361
Título: Memorização musical – reflexões sobre a preparação de um recital de formatura em piano
Autor(es): Alcantarino, Everson da Costa
Orientador(es): Ventura, Fábio Silva
Palavras-chave: Memorização musical;Guias de execução;Autobiografia
Data do documento: 9-Out-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo pretende investigar a memorização musical para a performance pública relacionando minha experiência pessoal – ao longo de minha formação e durante a preparação para o recital de formatura – às informações que pude reunir a partir de pesquisas sobre o tema. Considero que a execução a partir da memória traz muitas vantagens para o intérprete na realização de uma apresentação pública e que esta habilidade permaneceu por muito tempo como uma dificuldade que impedia uma plena realização de minhas atividades como pianista. Através da experimentação prática de diferentes estratégias para memorizar um repertório, passei a notar mudanças nesta condição e pude finalmente experimentar êxito neste aspecto através da realização do meu recital de formatura. Esta experiência me instigou no sentido de tentar compreender os processos envolvidos no sentido de identificar o que me permitiu esta realização. Desta forma, a metodologia empregada nesta pesquisa consistiu no levantamento bibliográfico sobre as contribuições das pesquisas relacionadas à memorização musical e do exercício de construção de uma memória pessoal, para a posterior realização de uma análise da minha experiência à luz das informações levantadas na literatura. O principal referencial teórico utilizado trata sobre as Guias de Execução, como proposto por Chaffin, Logan e Begosh. Este trabalho pretende ajudar músicos e estudantes a se prepararem de maneira mais assertiva e sólida para obterem bons resultados ao memorizar uma obra e assim não se sentirem inseguros para a realização de uma apresentação.
Abstract: This study intends to investigate musical memorization for a public performance, relating my personal experience - throughout my training and during the preparation for the undergraduate recital - to the body of information I was able to gather from research on the subject. I believe that the performance of music works from memory brings many advantages to the interpreter in carrying out a public presentation and that this skill remained for a long time as a difficulty that prevented my activities as a pianist from being fully realized. Through the practical experimentation of different strategies to memorize a repertoire, I started to notice changes in this condition and I was finally able to experience success in this aspect materialized as the realization of my undergraduate examination recital. This experience instigated me in the sense of trying to understand the processes involved to identify what allowed this accomplishment. Thus, the methodology used in this research consisted of a bibliographic survey on the contributions of research related to musical memorization and the exercise of gathering a personal memory recollection, for the subsequent realization of an analysis of my experience in the light of the information raised in the literature. The main theoretical framework used deals with Performance Cues, as proposed by Chaffin, Logan, and Begosh. This work aims to help musicians and students to prepare themselves more assertively and solidly to obtain good results when memorizing a work and thus not feeling insecure to make a public presentation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3361
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorização musical.pdf735,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.