DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlcantarino, Everson da Costa-
dc.date.available2021-06-12-
dc.date.available2021-07-15T15:32:16Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3361-
dc.description.abstractThis study intends to investigate musical memorization for a public performance, relating my personal experience - throughout my training and during the preparation for the undergraduate recital - to the body of information I was able to gather from research on the subject. I believe that the performance of music works from memory brings many advantages to the interpreter in carrying out a public presentation and that this skill remained for a long time as a difficulty that prevented my activities as a pianist from being fully realized. Through the practical experimentation of different strategies to memorize a repertoire, I started to notice changes in this condition and I was finally able to experience success in this aspect materialized as the realization of my undergraduate examination recital. This experience instigated me in the sense of trying to understand the processes involved to identify what allowed this accomplishment. Thus, the methodology used in this research consisted of a bibliographic survey on the contributions of research related to musical memorization and the exercise of gathering a personal memory recollection, for the subsequent realization of an analysis of my experience in the light of the information raised in the literature. The main theoretical framework used deals with Performance Cues, as proposed by Chaffin, Logan, and Begosh. This work aims to help musicians and students to prepare themselves more assertively and solidly to obtain good results when memorizing a work and thus not feeling insecure to make a public presentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorização musicalpt_BR
dc.subjectGuias de execuçãopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.titleMemorização musical – reflexões sobre a preparação de um recital de formatura em pianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-15T15:32:16Z-
dc.contributor.advisor1Ventura, Fábio Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290469A5&tokenCaptchar=03AGdBq25aJWrNLDgaZB1Vb6DBQKKjIVX63KrD_-wDY72tRAZ-qt5eo-JLkNXyfXPLCbmmLAbHdPn9Ryg78NRtL_fcn80hh3IzKSXOfApo5jCcuVYYMs78Be8oc1yBJj1HermoL2wliHJa5fkre9wAnBj_gFyd2Y4OEmnM5kO55EyDN-ENT6GnoKXaELcrg0R3LgLutrPjolcLqGcMb6dCAAko8vptPFxXVseT9JGna-PY_wdi6ng-HyuexlSpyui2NNjgtEwBsIufVRBmzVknChEga1EDoo7SUGQSbnIQOPnyxZNkD6B3RhmNrLQSa-PAp_HVyREr6EfGnEYwaoF0KlrwOZsBHKEaYo7NJS-kLn3ALOcllbh2MVRVcOb_FM6cqcS2LfLkreJ7-AkRgnWysLaF979IVtboHcK00PvQGljnSGXNmsE2IgpkkN4HL1Ic1eSjeHOp2fFjLFv_t3_KJUjQwPzEuRmoUgpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8457865P6&tokenCaptchar=03AGdBq25WflhWgLIefLKx3qIDVDXhyK7lBjdqDF1TMRb3vzJqCpQgc6KAQMNQSbjCR1sNh_KahzZStzRZmIrf65j7ZCaUruhTuas7Uon2Zeget-QAMqlSG4Pk-Ay_XgEmUthhy95_uxjrfsYLwA19EOGw7eJKs3S2AKh-Z9Db5iIdYJS-swgJIOM9-zG23WcD0ZBRw6UWoc1JwXHML_RzWZ8PRXm7TZ9i-5vRIjNognbStVxLVGP9PxagMHCeNThVtxKiErB_KzCh2OBMuULewHuCchqV2QT1sHAMeMsGZigDhlSMuI3dmawI3UzQPTTOU0Yf8nsWjxiHzh3h9lvlmMfIJ5R0Fo06s15bRV6Ocsv8tIGAECaxr5E-auYZ5jjzesru3ulebgvnLLIQ-LKnic8NHKgI6kSq4QbmXdta5FrzpB74JyyCsQBJBN6MeIJs48pgh6XfkRCFLnMQrxpPy15vXJ_pw57aLQpt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretende investigar a memorização musical para a performance pública relacionando minha experiência pessoal – ao longo de minha formação e durante a preparação para o recital de formatura – às informações que pude reunir a partir de pesquisas sobre o tema. Considero que a execução a partir da memória traz muitas vantagens para o intérprete na realização de uma apresentação pública e que esta habilidade permaneceu por muito tempo como uma dificuldade que impedia uma plena realização de minhas atividades como pianista. Através da experimentação prática de diferentes estratégias para memorizar um repertório, passei a notar mudanças nesta condição e pude finalmente experimentar êxito neste aspecto através da realização do meu recital de formatura. Esta experiência me instigou no sentido de tentar compreender os processos envolvidos no sentido de identificar o que me permitiu esta realização. Desta forma, a metodologia empregada nesta pesquisa consistiu no levantamento bibliográfico sobre as contribuições das pesquisas relacionadas à memorização musical e do exercício de construção de uma memória pessoal, para a posterior realização de uma análise da minha experiência à luz das informações levantadas na literatura. O principal referencial teórico utilizado trata sobre as Guias de Execução, como proposto por Chaffin, Logan e Begosh. Este trabalho pretende ajudar músicos e estudantes a se prepararem de maneira mais assertiva e sólida para obterem bons resultados ao memorizar uma obra e assim não se sentirem inseguros para a realização de uma apresentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBALTHAZAR, Laura; FREIRE, Ricardo Dourado. A memória na psicologia cognitiva e memória musical na perspectiva do intérprete. Anais do VII SIMCAM Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Universidade de Brasília, p. 165-174, 2011. CHAFFIN, Roger; LOGAN, Topher R.; BEGOSH, Kristen. A memória e a execução musical. Em Pauta, Porto Alegre, v.20 n.34/35, 223-244, janeiro a dezembro 2012. ISSN 1984-7491. GERBER, Daniela. A memorização musical nos guia de execução: um estudo de estratégias deliberadas. Anais do IX Fórum de Pesquisa em Artes. Curitiba: ArtEmbap, 2013. KAMINSKI, Leonardo Casarin; AGUIAR, Werner. Métodos de memorização e a construção da performance instrumental. Anais do VII SIMCAM Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Programa de Pós-Graduação em Música da UFG, p. 175-183, 2011. KAPLAN, José Alberto. Teoria da aprendizagem pianística: uma abordagem psicológica. 2. Ed. Porto Alegre: Movimento, 1987. ROCHA, Sérgio. Memória: uma chave afetiva para o sentido na performance musical numa perspectiva fenomenológica. Per Musi, Belo Horizonte, n.21, 2010, p. 97-108.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorização musical.pdf735,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.