DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3351
Title: Saúde e infância: o entendimento da relação saúde-doença com as experiências de vida de crianças
Other Titles: Health and childhood: understanding the health-disease relationship with children's life experiences
Authors: Beltrão, Glenda Gabriele Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Aguiar, José Vicente de Souza
Keywords: Saúde-doença;Health-disease;Crianças;Children;Experiências de vida;Life experiences;Ciências;Science
Issue Date: 14-Aug-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BELTRÃO, Glenda Bezerra. Saúde e infância: o entendimento da relação saúde-doença com as experiências de vida de crianças. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amzônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Discussões sobre educação em saúde são urgentes e devem abranger tanto escolas quanto espaços não-escolares, a fim de que as crianças possam ter reflexões essenciais acerca de assuntos que influenciam na sua saúde. Este trabalho buscou compreender como a temática saúde-doença se relaciona com as experiências de vida das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Barreirinha, Amazonas. A pesquisa é de natureza qualitativa, com método de abordagem fenomenológico e análise de dados de cunho fenomenológico-hermenêutico. Como técnicas e instrumentos da pesquisa, foram utilizados: atividade de sondagem, roda de conversa, oficina de desenho, diálogos, análise dos livros didáticos e dos documentos oficiais da educação. As atividades foram registradas com uso de diário de campo, câmera fotográfica e gravador de voz. Os sujeitos da investigação foram 16 crianças de ambos os sexos, com idade entre dez e onze anos de idade; a professora de ciências e cinco pais de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Barreirinha. Os resultados apontam que as crianças têm conhecimentos da temática saúde-doença e apresentam uma pluralidade de experiências cotidianas (experiências de adoecimento, relacionamento interpessoal, lazer, hábitos de higiene e alimentar) que podem afetar sua qualidade de vida. Elas adquirem os conhecimentos e, por vezes, aplicam em sua vida. Em relação às questões alimentares, contudo, há uma dissociação, em parte, entre o saber adquirido e as atitudes de escolhas alimentares. Esta dissociação indica a necessidade de buscar meios que não só contribuam para a aquisição de conhecimento teórico, mas que possibilitem aos alunos fazerem articulação no seu cotidiano, principalmente nas escolhas alimentares. Os pais delas possuem uma concepção de saúde pelo viés comportamentalista, vinculada à prevenção. A professora da turma trabalha com exemplos práticos, a fim de que os conceitos sejam assimilados e aplicados na vida. Esse estudo apresenta a importância e necessidade de discussões sobre o tema saúde-doença nos espaços escolares e não-escolares, de maneira a proporcionar a elas o acesso aos conhecimentos sobre a relação saúde-doença fundamentais para as suas vidas.
Abstract: Discussions on health education are urgent and should cover both school and non school spaces, so that children can have essential reflections on issues that influence their health. This work sought to understand how the health-disease theme relates to the life experiences of children in the 5th Year of Elementary School of a school in the city of Barreirinha, Amazonas. The research is qualitative in nature, with a phenomenological approach method and data analysis of a phenomenological hermeneutic nature. The following were used as techniques and instruments of the research: a probing activity, a conversation wheel, drawing workshop, dialogues, an analysis of textbooks and official documents of education. The activities were recorded using a field diary, photographic camera and voice recorder. The subjects of the investigation were 16 children of either gender, aged between ten and eleven years old; the science teacher and five parents of students of the 5th grade of Elementary School of a State School of Barreirinha. The results indicate that children have knowledge of the health-disease theme and present a plurality of everyday experiences (experiences of illness, interpersonal relationship, leisure, hygiene and eating habits) that can affect their quality of life. Children acquire the knowledge and sometimes apply it in their life. In relation to food issues, however, there is a dissociation, in part, between the acquired knowledge and the attitudes of food choices. This indicates the need to seek means that not only contribute to the acquisition of theoretical knowledge, but that enable students to articulate their daily lives, especially in food choices. The parents of the children have a conception of health by behavioral bias, linked to prevention. The class teacher works with practical examples, in order for the concepts to be assimilated and applied in life. This study presents the importance and need for discussions on the theme health-disease in school and non-school spaces, in order to provide them with access to knowledge about the fundamental heakth disease relationship for their lives.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3351
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.