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Título: Ensino de Ciências: o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos sobre a poluição dos igarapés da cidade de Manaus
Título(s) alternativo(s): Science teaching: the teaching-learning process of deaf students about the pollution of streams in the city of Manaus
Autor(es): Mendonça, Carla Andréa Sampaio
Orientador(es): Costa, Mauro Gomes da
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Science teaching;Educação de Surdos;Deaf Education;Educação Ambiental;Environmental education;Poluição dos Igarapés;Pollution of Igarapés
Data do documento: 31-Mar-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MENDONÇA, Carla Andréa Sampaio. Ensino de Ciências: o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos sobre a poluição dos igarapés da cidade de Manaus. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida conforme pressupostos e práticas da metodologia qualitativa, tendo como principais técnicas de coleta de dados, as entrevistas estruturadas e semiestruturadas realizadas com o professor e a observação participante. Para análise dos dados coletados fizemos uso da Análise de Discurso a partir de Michel Pêcheux. Como método de abordagem optamos pela abordagem dialética a qual nos permitiu uma melhor compreensão dos conflitos e da totalidade do fenômeno educacional em foco. O estudo teve por objetivo analisar o processo de ensino e de construção de conhecimento de alunos Surdos do 7º ano do ensino fundamental a respeito da poluição dos igarapés da cidade de Manaus a fim de, entre outros aspectos, obter subsídios para a elaboração de uma sequência didática capaz de otimizar as qualidades educativas desses alunos através da linguagem científica em Libras. Os resultados apontam a existência de discursos e concepções que permeiam o imaginário do professor, perspectivas e tendência de ensino de ciências e educação ambiental os quais se relacionam à ação pedagógica. Nas legislações e documentos analisados embora haja um deslocamento discursivo de reconhecimento da Libras, isto não foi suficiente para alterar os princípios que sustentam a ideologia que perpassa as organizações sociais/escolares. Em relação à estrutura social que caracterizou a condição de produção discursiva do professor, existem complexas questões relativas a formação inicial e continuada, jornada laboral, flexibilização do trabalho docente, regime de trabalho temporário, material didático específico em Libras, carência de sinais para abordar conceitos científicos, dentre outros. Assim no âmbito da educação científica de alunos Surdos, as conclusões apontam para condicionantes nas práticas de ensino usadas pelo docente. Tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental elaboramos uma proposta preliminar de sequência didática que buscou fazer com que o aluno Surdo se posicione criticamente diante da temática poluição dos igarapés urbanos de Manaus e que contribuísse para a aprendizagem de conceitos científicos relacionados a esse tema.
Abstract: This research was developed according to assumptions and practices of the qualitative methodology, having as main techniques of data collection, the structured and semi-structured interviews carried out with the teacher and also the participant observation. To analyze the collected data, we used Speech Analysis from Michel Pêcheux. As a method of approach we opted for the dialectical approach which allowed us to better understand the conflicts and the totality of the educational phenomenon in focus. The study aimed to analyze the teaching and knowledge-building process of hearing-impaired students in the 7th year of elementary school regarding the pollution of the streams in the city of Manaus in order to, among other things, obtain subsidies for the elaboration of a didactical sequence capable of optimizing the educational qualities of these students through scientific language in sign language. The results show the existence of concepts that permeate the teacher's imaginary, perspectives and tendencies of teaching science and environmental education which are related to pedagogical action. In the analyzed laws, regulations and documents, although there is a discursive shift in recognition of sign language, this was not enough to change the principles that sustain the ideology in which social and school organizations live in. In relation to the social structure that features the condition of the teacher´s discursive production, there are complex issues regarding the initial and ongoing education, working hours, flexibility of teaching work, temporary work regime, specific didactic material in sign language, lack of signs to address scientific concepts, among others. Thus, in the scope of the scientific education of hearing impaired students, the conclusions point to limited conditions in the teaching practices used by the teacher. Hoping for the transformation of social habits and practices; also the formation of an environmental citizenship, we´ve elaborated a preliminary proposal of didactical sequence that sought out to make the Deaf student to critically express himself about the pollution of the urban streams in Manaus and that contributed to learning scientific concepts related to this theme.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3339
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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