DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3280
Title: O ensino de astronomia e a alfabetização científica e tecnológica: uma abordagem no ensino médio
Other Titles: Astronomy teaching and the Scientific and Technological Literacy: a High School Approach
Authors: Siemsen, Giselle Henequin
Lorenzetti, Leonir
Keywords: Ensino de Astronomia;Alfabetização Científica e Tecnológica;Ensino Médio
Issue Date: 1-Aug-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou investigar as potencialidades de uma sequência didática interdisciplinar de Ensino de Astronomia, no Ensino Médio, para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes. Tal sequência foi desenvolvida em oito encontros, durante as aulas de Química. Esta investigação apresentou cunho qualitativo, baseado em uma pesquisa interventiva. A análise de dados ocorreu a partir da transcrição do áudio das aulas e produções textuais dos estudantes, com base na Análise Textual Discursiva, tendo como categorias a priori alguns parâmetros de Alfabetização Científica e Tecnológica. A sequência didática contemplou os parâmetros e promoveu discussões de caráter interdisciplinar e de tomada de decisão pelos educandos. Observou-se uma maior incidência de categorias de Alfabetização Científica frente a Alfabetização Tecnológica, devido principalmente às concepções restritas e a visão de desenvolvimento linear dos estudantes. Esse fator indica, portanto, um caminho para que estas discussões sejam aprofundadas e investigadas sob outras perspectivas.
Abstract: The aim of this study is to investigate the potencial of an Astronomy interdisciplinary learning sequence in order to promote the Scientific and Technological Literacy of high school students. This sequence was written in eight meetings during Chemistry classes. The current investigation presented a qualitative nature, based on interventive research. The data analysis involved classes audio transcription and students’ text production according to Discursive Textual Analysis, taking as a priori categories some parameters of Scientific and Technological Literacy. The learning sequence contemplated these parameters and promoted students’ interdisciplinary and decision-make discussions. The study has shown a greater occurrence of Scientific Literacy compared to Technological Literacy, due to the restricted conceptions and the students’ linear development view. Therefore, these results indicate that a deeper study and an investigation from another perspective is necessary.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3280
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons