DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3227
Titel: Música e interfaces
Sonstige Titel: Music and interfaces
Stichwörter: Música;Musicologia;Educação musical
Erscheinungsdatum: 5-Dez-2020
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Por mais que o pensamento pós-moderno se volte contra a separação e o isolamento das diversas áreas do conhecimento humano, e que foram herdados (a separação e o isolamento) do pensamento cartesiano, precisamos admitir que o estabelecimento de zonas de aderência, de relações ou, em outras palavras, de interfaces entre os diferentes campos do saber ainda é um desafio para muitos de nós, pesquisadores formados em uma tradição multidisciplinar. A Música e os pesquisadores que a discutem por vezes se fecham na especialização e no hermetismo de seus debates, não se permitindo ver, de fato, uma realidade que dificilmente pode passar desapercebida: a música não é um fenômeno que se manifesta isolado no mundo. Embora todos saibamos disto, nunca é demais lembrar que a integração de pontos de vista, ou de saberes, é necessária para que nos aproximemos de uma compreensão menos ingênua da realidade que nos dispusemos a estudar. A Música, tal qual um prisma de inúmeras faces, possui um “núcleo” onde poderíamos situar as discussões mais específicas da área, mas que é rodeado por uma superfície multifacetada, que se relaciona com o exterior, faz contatos, estabelece relações com outras áreas do conhecimento. Por isso, é necessário falarmos sobre as “inter-faces” musicais ou, em outras palavras, sobre as relações que esse prisma, que compõe o saber musical, estabelece com as demais áreas do conhecimento ao colocar suas infinitas “faces” em “interrelação” com o seu entorno. Esta coletânea de textos, de acordo com minha leitura, nos apresenta o “núcleo duro” deste prisma multifacetado que corresponde ao conhecimento musical, mas sem deixar de nos apresentar, também, algumas das inúmeras faces e relações que esse objeto pode estabelecer com seu entorno. A primeira seção deste livro, dedicada às “Práticas interpretativas”, traz um conjunto de textos que refletem sobre a construção da performance musical. Em “Recursos alaudísticos ao violão: um estudo de caso para performance da Fuga BWV 997 de J. S. Bach”, Vitor de Souza Leite discorre sobre a apropriação, na performance de uma peça de Johann Sebastian Bach ao violão, de elementos da execução alaudística resgatados do tratado do século XVIII Theoretisch und Practische Untersuchung des Instruments der Lauten, de Ernest Baron. A interpretação violonística também é o objeto de estudo de Ricardo César dos Santos Castilho Filho e Luciano Hercílio Alves Souto, em “Recursos técnico-idiomáticos do repertório barroco para cordas dedilhadas em transcrições para violão: um estudo crítico-reflexivo dos procedimentos de mudança de meio instrumental e notacional”. Neste artigo os autores discorrem sobre a problemática 8 envolvida na transcrição e execução moderna, ao violão, de notações antigas produzidas originalmente para instrumentos de cordas dedilhadas como vihuelas, guitarras e alaúdes do período barroco. Uma temática semelhante é abordada por Luciano Hercílio Alves Souto, em “A guitarra inglesa e a viola de arame no século XVIII: aproximações notacionais, técnico-idiomáticas e transcrição de excertos do Exemplo musical nº II, extraído do The Art of Playing the Guitar or Cittra (1760) de Francesco Geminiani.Os autores, neste trabalho, apresentam características da rítmica africana relacionando esta, em seguida, à rítmica da música brasileira. A música brasileira também é o foco da análise proposta por Íngrid Lívero, em “A discursividade nos arranjos e na melodia de canções dos Engenheiros do Hawaii: traçado de um processo musical de subjetivação”. Neste artigo, após uma breve exposição histórica sobre o rock brasileiro, consolidado a partir dos anos 80, a autora parte do conceito de parrhesia, proposto por Michel Foucault, para analisar as práticas discursivas que permeiam a música “Toda forma de poder”, dos Engenheiros do Hawaii. A seção de artigos intitulada “Cognição, formação e educação musical” apresenta trabalhos que trazem fundamentação teórica dos campos da cognição e/ou da educação musical, além de relatos de experiências pedagógicas na área de música que podem contribuir para a formação de professores.
Zusammenfassung: As much as postmodern thinking turns against the separation and isolation of the different areas of human knowledge, and which were inherited (separation and isolation) from Cartesian thought, we must admit that the establishment of zones of adherence, of relations or, in other words, of interfaces between the different fields of knowledge is still a challenge for many of us, researchers trained in a multidisciplinary tradition. Music and the researchers who discuss it sometimes close themselves off in the specialization and hermeticism of their debates, not allowing themselves to see, in fact, a reality that can hardly go unnoticed: music is not a phenomenon that manifests itself isolated in the world. Although we all know this, it never hurts to remember that the integration of points of view, or knowledge, is necessary for us to approach a less naive understanding of the reality that we were willing to study. Music, like a prism of countless faces, has a “nucleus” where we could place the most specific discussions in the area, but which is surrounded by a multifaceted surface, which relates to the outside, makes contacts, establishes relationships with other areas of knowledge. For this reason, it is necessary to talk about musical “inter-faces” or, in other words, about the relationships that this prism, which composes musical knowledge, establishes with the other areas of knowledge by placing their infinite “faces” in “interrelation” ”With its surroundings. This collection of texts, according to my reading, presents us with the “hard core” of this multifaceted prism that corresponds to musical knowledge, but also presenting some of the countless faces and relationships that this object can establish with its surroundings. . The first section of this book, dedicated to “Interpretative practices”, contains a set of texts that reflect on the construction of musical performance. In “Allaudistic resources to the guitar: a case study for the performance of JS Bach's Fugue BWV 997”, Vitor de Souza Leite discusses the appropriation, in the performance of a piece by Johann Sebastian Bach to the guitar, of elements of the auditory execution rescued 18th century treatise Theoretisch und Practische Untersuchung des Instruments der Lauten, by Ernest Baron. The guitarist interpretation is also the object of study by Ricardo César dos Santos Castilho Filho and Luciano Hercílio Alves Souto, in “Technical-idiomatic resources of the Baroque repertoire for strings plucked in guitar transcriptions: a critical-reflexive study of the medium change procedures instrumental and notational ”. In this article, the authors discuss the problem 8 involved in the transcription and modern execution, on the guitar, of ancient notations originally produced for strummed string instruments such as vihuelas, guitars and lutes from the Baroque period. A similar theme is addressed by Luciano Hercílio Alves Souto, in “The English guitar and the wire viola in the 18th century: notational, technical-idiomatic approaches and transcription of excerpts from Musical Example No. II, extracted from The Art of Playing the Guitar or Cittra (1760) by Francesco Geminiani ”.The authors, in this work, present characteristics of African rhythm, relating this, then, to the rhythm of Brazilian music. Brazilian music is also the focus of the analysis proposed by Íngrid Lívero, in “The discourse in the arrangements and melody of songs by the Engineers of Hawaii: tracing a musical process of subjectification”. In this article, after a brief historical exhibition on Brazilian rock, consolidated from the 1980s, the author starts from the concept of parrhesia, proposed by Michel Foucault, to analyze the discursive practices that permeate the music “Toda forma de poder”, by Hawaii engineers. The article section entitled “Cognition, training and music education” presents works that provide theoretical foundations in the fields of cognition and / or music education, in addition to reports of pedagogical experiences in the area of ​​music that can contribute to teacher training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3227
ISBN: 9786587214252
Enthalten in den Sammlungen:PPGLA - Livros

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Música e interfaces.pdf8,17 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.