DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3223
Título: A prática pedagógica do professor de língua portuguesa dentro do contexto inclusivo: um estudo com estudantes surdos do ensino médio de uma escola estadual do município de Maués
Autor(es): Araújo, Josiane dos Santos
Orientador(es): Amoedo , Francisca Keila de Freitas
Palavras-chave: Prática Pedagógica;Ensino Médio;Estudantes Surdo
Data do documento: 1-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este artigo se propõe investigar a prática pedagógica do professor de língua portuguesa dentro do contexto inclusivo, partindo de um estudo com estudantes surdos do ensino médio de uma escola estadual do município de Maués. A pesquisa surgiu do questionamento: como é a prática pedagógica do professor de língua portuguesa dentro do contexto inclusivo partindo dos estudos realizados com estudantes surdos do ensino médio de Maués? Foram traçados os objetivos com base nas observações durante o período de estágio. Partindo dessa realidade o artigo traz contribuições importantes de autores como Edmarcius Carvalho Novaes, Patrícia Fontinel Trevisan & Júlio Carregari, e Edilene Aparecida Ropoli. O percurso metodológico utilizado partiu de uma pesquisa de campo com abordagem hipotético-dedutivo. Contudo, este artigo traz uma pesquisa que contribuirá para outras pesquisas e para a sociedade em geral, visto que os estudantes surdos não podem ser esquecidos e nem excluídos do contexto educacional.
Abstract: This article aims to investigate the pedagogical practice of the Portuguese language teacher within the inclusive context, based on a study with deaf high school students from a state school in the municipality of Maués. The research arose from the question: what is the pedagogical practice of the Portuguese language teacher within the inclusive context, based on studies carried out with deaf high school students in Maués? Objectives were drawn based on observations during the internship period. Based on this reality, the article brings important contributions from authors such as Edmarcius Carvalho Novaes, Patrícia Fontinel Trevisan & Júlio Carregari, and Edilene Aparecida Ropoli. The methodological approach used came from a field research with a hypothetical-deductive approach. However, this article brings research that will contribute to other research and to society in general, since deaf students cannot be forgotten or excluded from the educational context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3223
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons