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Título: Educação fiscal: uma proposta em defesa das Justiças Social e Fiscal na cidade de Manaus
Título(s) alternativo(s): Tax education: a proposal in defense of Social and Tax Justice in the city of Manaus
Autor(es): Oliveira, Ebenézer Brandão de
Orientador(es): Gomes, Ana Maria Ferreira
Palavras-chave: Educação Fiscal;Tax Education;Orçamento Participativo;Participatory budgeting;Observatório Social;Social Observatory
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O Brasil, tem sido palco de inúmeras discussões de como garantir a sustentabilidade fiscal a nível nacional. Apesar da Educação Fiscal ser um assunto desconhecido por muita gente, ela traz muita luz para o entendimento do cidadão auxiliando-o no entendimento dessas políticas tão relevantes. O objetivo geral desta pesquisa versa em propor alternativa para disseminar informações de como a Educação Fiscal pode servir de ferramenta de mobilização social em benefício da Sociedade Manauara. Diante do exposto, procurou-se investigar o nível de entendimento dos acadêmicos e docentes dos cursos oferecidos pela Escola Superior de ciências sociais, por entender essa população como vetores de transformação na sociedade local, através de questionário de coleta de dados aplicados nesse público. Diante do exposto, descobriu-se carência informacional a respeito do tema por parte dos discentes da ESO. Recomendamos que seja estudado a importância de um observatório Social em Manaus como agente transformador e propagador de justiças social e fiscal.
Abstract: Brazil has been the scene of countless discussions on how to ensure fiscal sustainability at the national level. Although tax education is an unknown subject for many people, it brings a lot of light to the understanding of the citizen assisting him in the understanding of these relevant policies. The general objective of this research is to propose an alternative to disseminate information on how tax education canserve as a social mobilization tool for the benefit of the Manauara Society. Given the above, we sought to investigate the level of understanding of the academics and teachers of the courses offered by the School of Social Sciences, by understanding this population as vectors of transformation in local society, through a data collection questionnaire applied to this public. Given the above, it was found that the lack of information on the subject by ESO students. We recommend that the importance of a social observatory in Manaus be studied as a transformative agent and propagator of social and fiscal justice.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3207
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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