DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Paulerson Oliveira-
dc.date.available2020-09-14-
dc.date.available2020-09-22T15:55:29Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3138-
dc.description.abstractThe present work is the result of a research carried out in a municipal school of Parintins with the students of the 8th grade of elementary school. It brings to the discussion topics such as teacher training, geometry teaching, the contextualization process and interdisciplinarity in mathematics teaching. Its general objective is to analyze how the contextualization, through the court and the futsal game, can become a facilitator of geometry teaching and learning in the 8th grade of elementary school. The methodological course was qualitative and systematic observation, photographic record and unstructured interview were used. Based on the outcome of the workshop, the implementation of the project the court geometry and the futsal game: a facilitator for teaching and learning in the 8th grade of elementary school was evaluated as positive.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectConstextualizaçãopt_BR
dc.titleContextualizando o ensino de geometria no 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeContextualizing geometry teaching in the 8th grade of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T15:55:29Z-
dc.creator.ID036.884.132-45pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Joerlen Alves de-
dc.contributor.advisor1ID042.510.182-49pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884862283428824pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Pedro Silvio Coimbra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9999789050095751pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucélida de Fátima Maia da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola municipal de Parintins com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Traz para a discussão temas como formação de professor, ensino de geometria, o processo de contextualização e interdisciplinaridade no ensino da matemática. Tem como o objetivo geral analisar como a contextualização, por meio da quadra e do jogo de futsal, pode se tornar um facilitador do ensino-aprendizagem da geometria no 8º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico foi qualitativo e foram utilizadas a observação sistemática, o registro fotográfico e a entrevista não estruturada. Baseado no resultado da oficina avaliou-se como positiva a implementação do projeto a geometria da quadra e do jogo de futsal: facilitador para o ensino-aprendizagem no 8° ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contextualizando o ensino de geometria no 8º ano do ensino fundamental.pdf745,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons