Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Paulerson Oliveira | - |
dc.date.available | 2020-09-14 | - |
dc.date.available | 2020-09-22T15:55:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3138 | - |
dc.description.abstract | The present work is the result of a research carried out in a municipal school of Parintins with the students of the 8th grade of elementary school. It brings to the discussion topics such as teacher training, geometry teaching, the contextualization process and interdisciplinarity in mathematics teaching. Its general objective is to analyze how the contextualization, through the court and the futsal game, can become a facilitator of geometry teaching and learning in the 8th grade of elementary school. The methodological course was qualitative and systematic observation, photographic record and unstructured interview were used. Based on the outcome of the workshop, the implementation of the project the court geometry and the futsal game: a facilitator for teaching and learning in the 8th grade of elementary school was evaluated as positive. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Constextualização | pt_BR |
dc.title | Contextualizando o ensino de geometria no 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Contextualizing geometry teaching in the 8th grade of elementary school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-22T15:55:29Z | - |
dc.creator.ID | 036.884.132-45 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Joerlen Alves de | - |
dc.contributor.advisor1ID | 042.510.182-49 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1884862283428824 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Pedro Silvio Coimbra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9999789050095751 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Lucélida de Fátima Maia da Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8333907767115958 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola municipal de Parintins com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Traz para a discussão temas como formação de professor, ensino de geometria, o processo de contextualização e interdisciplinaridade no ensino da matemática. Tem como o objetivo geral analisar como a contextualização, por meio da quadra e do jogo de futsal, pode se tornar um facilitador do ensino-aprendizagem da geometria no 8º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico foi qualitativo e foram utilizadas a observação sistemática, o registro fotográfico e a entrevista não estruturada. Baseado no resultado da oficina avaliou-se como positiva a implementação do projeto a geometria da quadra e do jogo de futsal: facilitador para o ensino-aprendizagem no 8° ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TMP-2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contextualizando o ensino de geometria no 8º ano do ensino fundamental.pdf | 745,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons