DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Kesia Lopes de-
dc.date.available2020-09-14-
dc.date.available2020-09-22T15:42:03Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3133-
dc.description.abstractThe article presents results of a study that aimed to investigate the effectiveness of the mathematical game called roulette in the teaching of basic operations with integers. The study is characterized by a qualitative nature, as it is an investigation that goes beyond mere knowledge. Awakening understanding of a reality from the data obtained in pedagogical practices with 7th grade students from a public school in Parintins. From the data obtained, we found that the process of teaching learning the basic operations of integers is still mechanical resulting in the simple memorization of contents, however the results of the activities developed in the application of the study proposal indicate that the game of roulette of integers gave opportunity for students to better understand the concepts and differences of positive and negative numbers in a playful and fun way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogo matemáticopt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no 7º ano do ensino fundamental: jogos de roleta na abordagem dos números inteirospt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices in the 7th year of elementary school: roulette games to approach whole numberspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T15:42:03Z-
dc.creator.ID007.940.302-62pt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrão, Isabel do Socorro Lobato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0215468585341626pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Gondir, Wesley Brelaz-
dc.description.resumoO artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a eficácia do jogo matemático denominado roleta no ensino das operações básicas com números inteiros. O estudo se caracteriza de natureza qualitativa, por se tratar de uma investigação que transcende o mero conhecer. Suscitando compreensão de uma realidade a partir dos dados obtidos nas práticas pedagógicas com alunos do 7° ano de uma escola pública de Parintins. A partir dos dados obtidos, constatamos que o processo de ensino aprendizagem das operações básicas dos números inteiros ainda é mecânico resultando na simples memorização dos conteúdos, contudo os resultados das atividades desenvolvidas na aplicação da proposta de estudo indicam que o jogo da roleta dos inteiros deu oportunidade aos alunos compreenderem melhor os conceitos e diferenças de números positivos e negativos de uma forma lúdica e divertida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas pedagógicas no 7º ano do ensino fundamental - jogos de roleta na abordagem dos números inteiros.pdf522,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons