DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3101
Titel: Interfaces contemporâneas entre religião e educação na Amazônia
Stichwörter: Educação;Amazônia;Ensino Religioso;Estudo e ensino
Erscheinungsdatum: 20-Mai-2018
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A Região Norte nesta segunda década do século XXI é com certeza o espaço com maior vitalidade em organizar e discutir o Ensino Religioso no Brasil. Verifica-se que a produção científica por estudantes, professores e pesquisadores na Amazônia está ganhando uma atenção especial em alguns trabalhos que buscam recuperar vários aspectos da memória e das práticas desse componente curricular no cenário educacional local. Mesmo que ainda seja restrito, o ER não tem sido esquecido. Já temos dissertações, artigos e diferentes trabalhos em eventos, não apenas de profissionais desta região, mas sobre a região. Especificamente o estado do Amazonas com uma história registrada desde o século XVI com Francisco de Orellana, que, ao guerrear com a tribo de mulheres, resgatando a mitologia grega, deixa o legado de longas histórias de uma diversidade que deve ser propagada às gerações locais e deste imenso país. A Educação da Religião no estado acompanhou o trabalho dos missionários, porém, enquanto disciplina, as primeiras informações até o momento são da década 1970, nos relatórios da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e nas legislações que passam a orientar o Sistema Estadual de Educação. Não estamos aqui em um registro de passado, mas de atualidade, pois o Amazonas realiza o seu VI Seminário de Professores de Ensino — 8 — Religioso, assim como a sua I Jornada Pedagógica de Ciências da Religião – demonstrando a adequação e a necessidade dos trabalhos. Nesta coletânea, compreendo que os trabalhos estão articulados em dois núcleos, inicialmente especificamente sobre o componente curricular, como os seguintes: Ciência da Religião e Ciência da Religião Aplicada ao Ensino Religioso, de Rodrigo Oliveira dos Santos, pesquisador do Pará, afirma que o legado social promovido pelo cientista das religiões na educação e na escola – que tem o ER, principalmente, como seu campo de atuação profissional – pode ser muito mais inserido e aproveitado na educação, de uma forma mais ampla.
Zusammenfassung: The Northern Region in this second decade of the 21st century is certainly the most vital space in organizing and discussing Religious Education in Brazil. It appears that the scientific production by students, teachers and researchers in the Amazon is gaining attention especially in some works that seek to recover various aspects of memory and practices of this curricular component in the educational scenario local. Even though it is still restricted, the ER has not been forgotten. We already have dissertations, articles and different works at events, not only from professionals in this region, but about the region. Specifically the state of Amazonas with a recorded history since the 16th century with Francisco de Orellana, who, when fighting with tribe of women, rescuing Greek mythology, leaves the legacy of long stories of a diversity that must be propagated to local generations and this immense country. Education of Religion in the state accompanied the work of the missionaries, however, as a discipline, the first information up to the are from the 1970s, in the reports of the National Conference of the Bishops of Brazil and in the legislation that will guide the System State Education. We are not here in a record of the past, but of the present, because Amazonas holds its 6th Teaching Teachers Seminar - 8 - Religious, as well as his I Pedagogical Day of Sciences of Religion - demonstrating the suitability and necessity of the work. In this collection, I understand that the works are articulated in two nuclei, initially specifically on the curricular component, such as the following: Science of Religion and Science of Religion Applied to Religious Education, Rodrigo Oliveira dos Santos, a researcher from Pará, says that the legacy promotion promoted by the scientist of religions in education and school - which has ER, mainly, as its professional field - can be much more inserted and used in education, more broadly.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3101
Enthalten in den Sammlungen:Livro

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Interfaces contemporâneas (completo).pdf3,23 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons