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Título: Relatos sobre as práticas pedagógicas de ensino das Ciências com crianças da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practice reports of science teaching in early childhood education
Autor(es): Silva, Maria do Livramento Galvão
Aikawa, Monica Silva
Terán, Augusto Fachín
Palavras-chave: Educação infantil;Ensino das ciências;Práticas Pedagógicas
Data do documento: 11-Ago-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AUSUBEL, D. Psicologia educacional. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394 de 20 de dezembro de 1996. ______. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 2001. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009. ______. Ministério da Educação. Resolução n. 5. Brasília: MEC, 2009. DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. CARVALHO, A. M. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. KRAMER, S. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2.000.
Resumo: A Secretaria Municipal de Educação do Município de Manaus (SEMED) tomou, em 2012, a iniciativa de implantar na rede municipal o Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC) voltado para a educação infantil. Com a implantação do PESC, os professores tiveram momentos de formação continuada para que pudessem utilizar a metodologia e os recursos disponibilizados pelo referido Programa. Após o primeiro semestre de utilização desses recursos tecnológicos, experimentais e didáticos, a Divisão Regional de Educação II, realizou a socialização das experiências com os educadores desse segmento. O objetivo era socializar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. A socialização das experiências foi realizada através de apresentação de slides, exposições fotográficas, filmes de curta duração, etc. Os relatos demonstraram que: o conhecimento científico pode ser desenvolvido pela criança já nas suas primeiras experiências escolares; o ensino das ciências abre possibilidades de leitura e escrita como processos construtivos; a reflexão da prática pedagógica a partir de experiências relatadas conduz o professor a reestruturar sua prática docente. Estes resultados são refletidos sob o enfoque da linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências (MORTIMER, 2000), da psicogênese da língua escrita (FERREIRO & TEBEROSKY, 1999) e das histórias de vida e constituição do sujeito (KRAMER, 2010). Palavras-Chave: Educação infantil. Ensino das ciências. Práticas Pedagógicas.
Abstract: In 2012, the City Department of Education of Manaus (SEMED), implanted a Systemized Science Teaching Program (PESC) in the municipal system, focused in early childhood education. After PESC been implanted in early childhood education center, teachers had continuous training to be able to apply methodology and resources available by the referred program. After first semester using the experimental technological and didactical resources, the Regional Division of Education II with educational advisory assignments performed a socialization using those science teaching experiences in childhood education. This activity aimed to socialize and consider the pedagogical practice performed by science teachers. The teachers presented their actions by mean of slides, dramatization, oral reports, photographic exhibitions, short films, etc. Teachers’ experiences reports were valuable, presenting: the scientific knowledge could be introduced to children in early grades; science teaching in children introduces a possibility to develop writing and reading skills as constructive process; the opportunities to consider the pedagogical practices from reported experience leads the teachers to restructure their teaching practice. These results are considered in language and science teaching training approach (MORTIMER, 2000), written language of psychogenesis (FERREIRO & TEBEROSKY, 1999) and life stories and subject constitution (KRAMER, 2010) Keywords: Childhood education. Science teaching. Pedagogical practice.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3096
ISSN: 1984-7505
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