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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria do Livramento Galvão-
dc.contributor.authorAikawa, Monica Silva-
dc.contributor.authorTerán, Augusto Fachín-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-09-02T20:39:23Z-
dc.date.issued2012-08-11-
dc.identifier.citationAUSUBEL, D. Psicologia educacional. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394 de 20 de dezembro de 1996. ______. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 2001. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009. ______. Ministério da Educação. Resolução n. 5. Brasília: MEC, 2009. DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. CARVALHO, A. M. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. KRAMER, S. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2.000.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3096-
dc.description.abstractIn 2012, the City Department of Education of Manaus (SEMED), implanted a Systemized Science Teaching Program (PESC) in the municipal system, focused in early childhood education. After PESC been implanted in early childhood education center, teachers had continuous training to be able to apply methodology and resources available by the referred program. After first semester using the experimental technological and didactical resources, the Regional Division of Education II with educational advisory assignments performed a socialization using those science teaching experiences in childhood education. This activity aimed to socialize and consider the pedagogical practice performed by science teachers. The teachers presented their actions by mean of slides, dramatization, oral reports, photographic exhibitions, short films, etc. Teachers’ experiences reports were valuable, presenting: the scientific knowledge could be introduced to children in early grades; science teaching in children introduces a possibility to develop writing and reading skills as constructive process; the opportunities to consider the pedagogical practices from reported experience leads the teachers to restructure their teaching practice. These results are considered in language and science teaching training approach (MORTIMER, 2000), written language of psychogenesis (FERREIRO & TEBEROSKY, 1999) and life stories and subject constitution (KRAMER, 2010) Keywords: Childhood education. Science teaching. Pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleRelatos sobre as práticas pedagógicas de ensino das Ciências com crianças da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practice reports of science teaching in early childhood educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T20:39:23Z-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.epage146pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage137pt_BR
dc.description.resumoA Secretaria Municipal de Educação do Município de Manaus (SEMED) tomou, em 2012, a iniciativa de implantar na rede municipal o Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC) voltado para a educação infantil. Com a implantação do PESC, os professores tiveram momentos de formação continuada para que pudessem utilizar a metodologia e os recursos disponibilizados pelo referido Programa. Após o primeiro semestre de utilização desses recursos tecnológicos, experimentais e didáticos, a Divisão Regional de Educação II, realizou a socialização das experiências com os educadores desse segmento. O objetivo era socializar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. A socialização das experiências foi realizada através de apresentação de slides, exposições fotográficas, filmes de curta duração, etc. Os relatos demonstraram que: o conhecimento científico pode ser desenvolvido pela criança já nas suas primeiras experiências escolares; o ensino das ciências abre possibilidades de leitura e escrita como processos construtivos; a reflexão da prática pedagógica a partir de experiências relatadas conduz o professor a reestruturar sua prática docente. Estes resultados são refletidos sob o enfoque da linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências (MORTIMER, 2000), da psicogênese da língua escrita (FERREIRO & TEBEROSKY, 1999) e das histórias de vida e constituição do sujeito (KRAMER, 2010). Palavras-Chave: Educação infantil. Ensino das ciências. Práticas Pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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