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Título: A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
Título(s) alternativo(s): The interface between Scientific Literacy and Scientific Popularization
Autor(es): Magalhães, Cíntia Emanuelly Ramos
Silva, Evanilda Figueiredo Gonçalves da
Gonçalves, Carolina Brandão
Palavras-chave: Alfabetização Científica;Divulgação Científica;Ciência
Data do documento: 11-Ago-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ASTOLFI, J.P. Quelle Formation Scientifique pour l’École Primaire? Didaskalia, n.7, décembre, 1995. ATKIN, J. M.; HELMS, J. Getting serious about priorities in science education. Studies in Science Education, Leeds (England), v. 21, p. 1-20, 1993. AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê?, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, junho, 2001. CACHAPUZ, A., et al. A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARSON, R. Primavera silenciosa. Barcelona: Grijalbo, 1980. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011. CHRISTOVÃO, H. T.; BRAGA, G. M. Ciência da Informação e Sociologia do Conhecimento Científico: a intertematicidade plural. Transinformação, v. 9, n 3, p. 33 – 45, 1997. DECLARAÇÃO DE BUDAPESTE. Marco general de acción de la declaración de Budapest, 1999. Disponível em: <http://www.unesco.org/science/wcs/esp/declaracion>. Acesso em: 06 jan. 2012. DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. DURANT, J. O que é Alfabetização Científica? In MASSARANI, L.; TURNEY, J.; MOREIRA, I. de C. (Org.) Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, UFRJ, Casa da Ciência, Fiocruz, 2005. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 27 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.14-28 | ago-dez | 2012 FENSHAM, P. J. De nouveaux guides pour l’alphabétisation scientifique. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Toronto, v. 2, n. 2, p. 133-149, 2002. GIL-PÉREZ, D.; VILCHES-PEÑA, A. Una Alfabetización Científica para el Siglo XXI: Obstáculos y Propuestas de Actuación. Investigación en la Escuela, v.43, n.1, p. 27-37, 2001. HURD, P.D. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World, Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. JENKINS, E. W. School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, London, v. 21, n. 7, p. 703-710, 1999. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. LAUGKSCH, R.C. Scientific Literacy: a conceptual overview. Science Education, v.84, n.1, p. 71-94, 2000. MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003. LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 03, n.1, junho de 2001. LOUREIRO, J. M. M. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação. Brasília: IBICT, v. 32, n. 1, p. 88-98, jan./abr. 2003. NORRIS, S.P.; PHILLIPS, L.M. How Literacy in Its Fundamental Sense is Central to Scientific Literacy. Science Education. v.87, n.2, p. 224-240, 2003. PRAIA, J.; GIL- PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Revista Ciência & Educação, v. 13, no 2, p. 141-156, 2007. RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D. Divulgação Científica e Ensino de Física: intenções, funções e vertentes. In: Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2006. SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, set./dez. 2007 ______; MORTIMER, E.F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, 95-111, 2001. ______; SCHNETZLER, R. P. Ciência e educação para a cidadania. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, J. R. de. Ética e cultura na educação. São Leopoldo: Unisinos, 1998. SÃO TIAGO, S. Divulgação Cientifica e educação; Divulgação científica e sociedade. TV Escola Salto para o futuro. Rio de Janeiro: abril, 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 28 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.14-28 | ago-dez | 2012 SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, 59-77, 2011. SHAMOS, M. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995. SILVA, H. C. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica, 2005. WAGENSBERG, J. Museu pra criança ver (e sentir, tocar, ouvir, cheirar e conversar). In: MASSARANI, L. (Org.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008.
Resumo: A Alfabetização Científica e a Divulgação Científica são temáticas que, embora distintas, estão intrinsecamente relacionadas e amplamente discutidas na área do Ensino de Ciências. Neste artigo, discutimos o significado e a necessidade da Alfabetização Científica, relacionando-a a Divulgação Científica. Destacamos, em ambas, seu inerente aspecto social que lida com o acesso do cidadão comum à ciência, conferindo-lhe informações e subsídios para participar ativamente da sociedade como seres críticos e conscientes. A metodologia utilizada constituiu-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referência os seguintes autores: Chassot (2011), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Cachapuz et al. (2005), e Durant (2005). Em um primeiro momento, refletimos sobre o significado do termo Alfabetização Científica, em seguida destacamos suas possibilidades e necessidade na sociedade atual. E, finalmente, destacamos que a Divulgação Científica é fundamental na tarefa de apresentar a ciência ao cidadão, a fim de que este alcance a condição de alfabetizado cientificamente e possa intervir ativa e criticamente na sociedade. Palavras-chave: Alfabetização Científica. Divulgação Científica. Ciência
Abstract: The Scientific Literacy and Science Communication are thematic, although distinct, intrinsically linked and discussed widely in the area of Science Education. In this paper we discussed the meaning and necessity of Scientific Literacy, relating it to science communication. We emphasize in both their inherent social aspect that deals with the access of ordinary people to science, giving them information and subsidies to actively participate in society as a critical and conscious beings. The methodology used consisted of bibliographical research with reference to authors as Chassot (2011), Lorenzetti and Delizoicov (2001) Cachapuz et al. (2005), and Durant (2005). In a first moment, we reflect about the meaning of the term scientific literacy, highlighting the possibility and necessity of it in today's society. And finally, we point that science communication is fundamental in the task of presenting science to citizen, in order to help him to achieve scientifically literate condition and can intervene actively and critically in society. Key-words: Scientific Literacy. Science Communication. Science.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3090
ISSN: 1984-7505
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