DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3085
Titel: A comunicação intrapessoal e interpessoal na prática de professores: contribuições aos saberes docentes
Sonstige Titel: The intrapersonal and interpersonal communication in practice of teachers: contributions to the knowledge
Autor(en): Barbosa, Ierecê dos Santos
Peixoto, Marco Aurélio Nicolato
Maia, Dayse Peixoto
Stichwörter: Comunicação Intra;Interpessoal;Formação de Professores;Saberes docentes
Erscheinungsdatum: 11-Aug-2012
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: AARAON, B. Teoria cognitiva para os transtornos de ansiedade. São Paulo: Artmed, 2011. ALARCÃO, I. (Org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. ALVES, M. D. F. De professor a educador: contribuições da psicopedagogia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2009. BARBOSA, I. Diário de Classe. Terapia Cognitiva Comportamental-TCC-a serviço dos educadores. Manaus. AM. UEA Edições, 2007. BASTOS, F. NARDI, R. (Orgs.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras Editora, 2008, p. 383. CONTRERAS, J. La autonomia del professorado. Madrid: Morata, 1997, p. 231. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 163 p. GONZAGA, A. M. et al. Temas para o observatório da Educação na Amazônia. .PR.Editora CRV, 2011, p. 163 GUIMARÃES, Valter Soares. Os saberes dos professores – ponto de partida para a formação contínua. In: BRASIL. Formação contínua de professores. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150934FormacaoCProf.pdf>. Acesso em: 01 nov.2012. MARCELO G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999, p. 271. OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. Petrópolis. RJ. Cortez, 2008. SCHON. D..A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 256, 2000. TARDIF, M. Saberes docentes & formação de professores. Petrópolis, RJ. Vozes, 2002.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo versa sobre elementos constitutivos da comunicação intrapessoal e interpessoal nas práticas educativas de professores universitários e objetiva trazer à tona algumas falas docentes que contribuem para dificultar a aprendizagem dos alunos. O suporte teórico adveio de vários autores, dentre os quais Contreras (1997); Marcelo Garcia (1999); Tardif (2000); Bastos & Nardi (2008); Marcelo Garcia (1999); Pimenta & Ghedin (2008). Os procedimentos metodológicos foram centrados na pesquisa bibliográfica, na observação participante e em historias de vida. Os sujeitos da pesquisa foram 64 professores distribuídos em cinco cursos de graduação: Pedagogia, Biologia, Física, Matemática e Química pertencentes a duas Instituições de Ensino Superior – IES, sendo uma pública e outra privada. Os resultados sinalizam não só para a necessidade de um amplo debate sobre os saberes docentes, mas também de se inserir disciplinas que enfoquem as questões de comunicação nos cursos de formação de professores. Palavras-Chave: Comunicação Intra e Interpessoal. Formação de Professores. Saberes docentes.
Zusammenfassung: This study deals with the constituent elements of intrapersonal and interpersonal communication in the educational practices of professors and aims to bring out some statements that teachers contribute to hinder student learning. The theoretical support stemmed from several authors, among whom Contreras (1997), Marcelo Garcia (1999); Tardif (2000); Bastos & Nardi (2008), Marcelo Garcia (1999); Ghedin & Pepper (2008). The methodological procedures were focused on bibliographic research on participant observation and life stories. The study subjects were 64 teachers spread over five courses: Pedagogy, Biology, Physics, Mathematics and Chemistry from two HEIs - IES, one public and one private. The results point to the need not only for a broad debate about the teaching knowledge, but also to enter disciplines that address the communication issues in teacher training courses. Keywords: Intra and Interpersonal Communication. Teacher Education. Teaching knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3085
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons