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Título: Cubismo em pinturas parintinense: possibilidades para o ensino de geometria na educação básica
Título(s) alternativo(s): Cubism in Parintinense paintings: possibilities for teaching geometry in basic education
Autor(es): Rodrigues, Leandro Godinho
Orientador(es): Silva, Paulo Sérgio Ribeiro da
Palavras-chave: Geometria na Educação Básica;Cubismo;Ensino de Matemática
Data do documento: 27-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho tem o intuito de apresentar os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo analisar como o cubismo, em pinturas parintinenses, pode se tornar possibilidade pedagógica para o ensino de geometria na Educação Básica. O sujeito da pesquisa é um pintor que possui 35 anos de profissão. A pesquisa é do tipo qualitativa. Para a coleta dos dados foram utilizados a observação direta/análise, a entrevista semiestruturada e o registro em áudio. A análise dos dados foi realizada pelo método de triangulação. Os resultados obtidos permitem afirmar que na prática do pintor Augusto Simões, há uma variabilidade de noções matemáticas expressas desde a escolha da tela até o momento em que ele finaliza seus quadros apresentando uma fragmentação da realidade através de traços geométricos. Tais noções podem ser usadas pelo professor como possibilidade pedagógica para o ensino de geometria na Educação Básica.
Abstract: This paper aims to present the results of a research that aims to analyze how cubism, in Parintinense paintings, can become a pedagogical possibility for the teaching of geometry in Basic Education. The research subject is a painter who has 35 years of profession. The research is qualitative. For data collection, direct observation / analysis, semi-structured interviews and audio recording were used. Data analysis was performed by the triangulation method. The results allow us to state that in the practice of painter Augusto Simões, there is a variability of mathematical notions expressed from the choice of canvas until the moment he finishes his paintings presenting a fragmentation of reality through geometric features. Such notions can be used by the teacher as a pedagogical possibility for the teaching of geometry in basic education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3080
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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