DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Leandro Godinho-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-09-02T20:02:21Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3080-
dc.description.abstractThis paper aims to present the results of a research that aims to analyze how cubism, in Parintinense paintings, can become a pedagogical possibility for the teaching of geometry in Basic Education. The research subject is a painter who has 35 years of profession. The research is qualitative. For data collection, direct observation / analysis, semi-structured interviews and audio recording were used. Data analysis was performed by the triangulation method. The results allow us to state that in the practice of painter Augusto Simões, there is a variability of mathematical notions expressed from the choice of canvas until the moment he finishes his paintings presenting a fragmentation of reality through geometric features. Such notions can be used by the teacher as a pedagogical possibility for the teaching of geometry in basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria na Educação Básicapt_BR
dc.subjectCubismopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleCubismo em pinturas parintinense: possibilidades para o ensino de geometria na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeCubism in Parintinense paintings: possibilities for teaching geometry in basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T20:02:21Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Sérgio Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5078790781595050pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Márcia Sarraff-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537500792202333pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de apresentar os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo analisar como o cubismo, em pinturas parintinenses, pode se tornar possibilidade pedagógica para o ensino de geometria na Educação Básica. O sujeito da pesquisa é um pintor que possui 35 anos de profissão. A pesquisa é do tipo qualitativa. Para a coleta dos dados foram utilizados a observação direta/análise, a entrevista semiestruturada e o registro em áudio. A análise dos dados foi realizada pelo método de triangulação. Os resultados obtidos permitem afirmar que na prática do pintor Augusto Simões, há uma variabilidade de noções matemáticas expressas desde a escolha da tela até o momento em que ele finaliza seus quadros apresentando uma fragmentação da realidade através de traços geométricos. Tais noções podem ser usadas pelo professor como possibilidade pedagógica para o ensino de geometria na Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cubismo em Parintins em pinturas parintinense - possibilidades para o ensino de geometria na educaçaõ básica.pdf674,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons