DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3076
Title: A construção de canoas como contexto para aprendizagem significativa
Other Titles: The construction of canoes as a context for meaningful learning
Authors: Cruz, Francisco Lucas Pinto
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Keywords: Etnomatemática;Construção de Canoa;Aprendizagem Significativa
Issue Date: 27-Nov-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no interior de Barreirinha, que identificou uma prática sociocultural muito comum em nossa região amazônica, que é a construção de canoas. A pesquisa foi realizada na comunidade do Caraná, no município de Barreirinha. Os sujeitos da pesquisa foram dois construtores de canoas. Para a busca de informações foram utilizadas as entrevistas não estruturadas e semiestruturada, observação participante e registro fotográfico. Em seguida para análise de dados utilizamos a triangulação, para confrontarmos as informações adquiridas. Os resultados da pesquisa no permitiu observamos, que as ideias matemáticas mobilizadas durante a construção de canoas estão bem próxima da matemática ensinada na escola, o que nos deu possibilidade de tornarmos contextos para uma aprendizagem significativa aos alunos da Educação Básica.
Abstract: This work is the result of research carried out in the interior of Barreirinha, which identified a sociocultural practice very common in our Amazon region, which is the construction of canoes. The research was carried out in the community of Caraná, in the municipality of Barreirinha. The research subjects were two canoe builders. For information search, unstructured and semi-structured interviews, participant observation and photographic record were used. Then for data analysis we use triangulation to confront the acquired information. The results of the research allowed us to observe that the mathematical ideas mobilized during the construction of canoes are very close to the mathematics taught at school, which allowed us to make contexts for meaningful learning for students of Basic Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3076
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A construção de canoas como contexto para aprendizagem significativa.pdf557,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons