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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3074
Título: As concepções dos professores sobre as dificuldades no processo ensino-aprendizagem de matemática em duas escolas públicas na cidade de Manaus
Autor(es): Dantas, Derlei Maria Correa de Macedo
Orientador(es): Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Palavras-chave: Matemática;Concepção;Professores;Alunos;Dificuldades;Aprendizagem
Data do documento: 4-Ago-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A dissertação aborda a concepção dos professores sobre as dificuldades no ensinoaprendizagem de Matemática. A pesquisa foi realizada com 06 professores em duas escolas estaduais na cidade de Manaus. O objetivo está relacionado com a compreensão da concepção dos professores do 6º Ano do Ensino Fundamental sobre as dificuldades apresentadas na disciplina de Matemática. Os dados foram recolhidos através de aplicação de questionários com perguntas subjetivas, entrevistas individuais e observação não participante em sala. Optou-se pela pesquisa qualitativa e a análise dos dados centrou-se na Análise de Conteúdo de Bardin. Em relação aos resultados encontrados, percebeu-se que os professores corroboram com a mesma concepção em relação às dificuldades apresentadas na disciplina de Matemática pelos alunos. Assim, eles foram unânimes em afirmar que a base oriunda dos anos iniciais e a falta de acompanhamento da família são agentes contribuidores do déficit apresentado pelos alunos em relação às dificuldades na disciplina de Matemática. Diante desta afirmativa, o nosso problema científico foi respondido. A Matemática é uma Ciência Exata e, para tanto, necessita que professores e família estejam comprometidos nesse processo.
Abstract: La tesis aborda la concepción de lós profesores sobre las dificultades en la enseñanza y el aprendizaje de la matemática . La investigación se llevó a cabo con 06 profesores en dos escuelas públicas de la ciudad de Manaus. El objetivo estuvo relacionado con la comprensión de los profesores de sexto año de escuela primaria acerca de las dificultades que presentan lós alumnos en Matemáticas . Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios con preguntas subjetivas, entrevistas com lós profesores y observación no participante en el aula. Optamos por la investigación cualitativa y el análisis de datos se centró en el análisis de contenido de Bardin . En cuanto a los resultados se encontró que los maestros corroboran el mismo concepto con respecto a las dificultades en Matemáticas presentados por los estudiantes . Por lo tanto , fueron unánimes en afirmar que la base viene de los primeros años y sobre todo la falta de ayuda de la familia son agentes colaboradores para el déficit presentado por los estudiantes en relación con las dificultades en matemática . Teniendo en cuenta esta declaración , nuestro problema científico fue respondida . La matemática es una ciencia exacta y requiere que tanto los profesores y la familia están involucrados en el proceso de enseñanza aprendizaje para poder juntos vencer las dificultades que fueron relatadas en la investigación.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3074
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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