DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3063
Título: O processo de ensino-aprendizagem do conceito de energia na termoquímica e a relação com o cotidiano de alunos do ensino médio
Autor(es): Marques, Ataiany dos Santos Veloso
Orientador(es): Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Palavras-chave: Energia - Termoquímica;Ensino - aprendizagem;Cotidiano
Data do documento: 31-Jul-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho versou sobre a temática do ensino do conceito de energia na termoquímica. Para tanto foram construídos os seguintes objetivos: objetivo geral - Analisar como é abordado o conceito científico de energia na Termoquímica e sua relação com o cotidiano no processo de ensino-aprendizagem com alunos do 2º ano do Ensino Médio; objetivos específicos: Identificar os conhecimentos prévios do aluno em relação ao conceito científico de energia na termoquímica relacionado ao cotidiano; Identificar qual a concepção da professora sobre o ensino do conceito científico de energia na termoquímica relacionado com o cotidiano; Descrever a metodologia utilizada pelo professor no processo de ensino-aprendizagem do conceito de energia; Identificar a relação estabelecida do conceito científico de energia na termoquímica com o cotidiano segundo o discurso dos alunos. Tivemos como teoria a perspectiva marxista e vigostkiana. Como Metodologia de coleta de dados foi realizado um questionário prévio sobre os conhecimentos a respeito do conceito de energia, entrevista individual com a professora, Grupos focais com o s alunos e observação participante na sala de aula. Para análise dos dados foi utilizado o método da análise de conteúdo. Foram levantados os seguintes resultados: a professora trabalhando com a química dogmática; os alunos não conseguem fazer uma vinculação clara entre o ensinado na sala com o seu cotidiano ficando como que mundos diferentes sem conexões entre o apreendido e o contexto pessoal de cada um. Na observação foi percebido que a metodologia adotada se propõe como conteudista. Consideramos alunos potencialmente abertos para serem trabalhados, necessitando apenas de uma nova forma de ensino que proporcione isso.
Abstract: This work dealt with the topic of teaching the concept of energy in thermochemistry. For that was built the following objectives: overall goal - Analyze how we approached the scientific concept of energy in Thermochemistry and its relationship with every day in the process of teaching and learning with students of 2nd year of high school; specific objectives: Identify prior knowledge of students regarding scientific concept of energy in thermochemical related to daily life, identify which design teacher about teaching the scientific concept of energy in thermochemical related to everyday life, describe the methodology used by the teacher in the teaching-learning concept energy, identify the relationship established the scientific concept of energy in thermochemical with everyday according to the speech of students. We like the theory and Marxist perspective vigostkiana. How Methodology Data collection was performed on a questionnaire prior knowledge about the concept of energy, individual interviews with the teacher, focus groups with students and participant observation in the classroom. For data analysis we used the method of content analysis. The following results were raised to working with chemistry professor dogmatic, students fail to make a clear link between the taught in the room with your daily life, like getting different worlds that no connections between the perceived and personal context of each. In observation was noticed that the adopted methodology is proposed as content-based. We believe students potentially open to be worked needing only a new way of teaching that provides it.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3063
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons