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dc.contributor.authorGomes, Salatiel da Rocha-
dc.date.available2020-07-29-
dc.date.available2020-08-03T19:04:43Z-
dc.date.issued2015-07-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3058-
dc.description.abstractThis study has as main objective to analyze the contributions that an action plan with activities at school, in your surroundings and in non-formal settings, can provide for the expansion of social representations of students of final years of primary education on the environment. The research was conducted during the 1st half of 2015, with the teachers participating subjects and 9th grade students of a school in the municipal Manaus. It was divided into three steps: Identifying the social representations of students about the environment, implementation and evaluation of the action plan and the verification of post-activities representations. Alongside these steps, it is also verified the social representations of teachers and analyzed the environmental agendas and school projects adopted by the education department. The theoretical basis was sustained us Astolfi texts (1997, 1998), Bachelard (1996), Fleck (2010), Giordan (1996), Pozo and Crespo (2009) and a collective of researchers that deal from the perspective of a Critical Environmental Education, including Carvalho (2008), Guimarães (2004), Layrargues (2002, 2012), Loureiro (2012, 2013), Reigota (1995, 2006). The methodological approach of qualitative approach, was subsidized by action research, using techniques such as data collection participant observation, questionnaire and document analysis. Through content analysis technique, it was found that the initial representations of students, teachers and school documents back only to the understanding of environment linked to natural features, which features a conservationist thinking style. After the development of activities with students, we see the expansion of the representations thereof, relating environment not only the natural aspect, as the political, social, ethical and economic, which allows a look geared to nature and society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConservacionistapt_BR
dc.subjectCríticopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEstilos de pensamentopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleA escola, seu entorno e os espaços não formais : possibilidades de diálogos sobre meio ambientept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T19:04:43Z-
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee2Lannes, Denise Rocha Correa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8636167024754953pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee4Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee5Araujo, Cleusa Suzana Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733917438143300pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo geral analisar as contribuições que um plano de ação com atividades realizadas na escola, em seu entorno e em espaços não-formais pode oferecer para a ampliação das representações de alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2015, tendo como sujeitos participantes professores e alunos do 9º ano de uma escola da rede municipal de Manaus. Foi dividida em três etapas: A identificação das representações dos alunos sobre meio ambiente, a execução e avaliação do plano de ação e a verificação das representações pós-atividades. Paralelamente a essas etapas, foram verificadas as representações dos professores e analisadas as agendas ambientais e os projetos escolares adotados pela secretaria municipal de ensino. A fundamentação teórica sustentou-se nos textos de Astolfi (1997, 1998), Bachelard (1996), Fleck (2010), Giordan e Vecchi (1996), Pozo e Crespo (2009) e por um coletivo de pesquisadores que versam sob a perspectiva de uma Educação Ambiental Crítica, entre eles Carvalho (2008), Guimarães (2004), Layrargues (2002, 2012), Loureiro (2012, 2013), Reigota (1995, 2006). O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, foi subsidiado pela pesquisa-ação, utilizando como técnicas de coletas de dados a observação participante, questionário e análise documental. Através da técnica de análise do conteúdo, constatou-se que as representações iniciais dos alunos, professores e dos documentos escolares voltam-se apenas à compreensão de meio ambiente ligada aos aspectos naturais, o que caracteriza um estilo de pensamento conservacionista. Após o desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos, percebemos a ampliação das representações dos mesmos, relacionando meio ambiente não somente ao aspecto natural, como ao político, social, ético e econômico, o que possibilita um olhar voltado à natureza e à sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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