DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3057
Title: Paradigmas educacionais: a antiguidade Grego - Romana em diálogo
Keywords: Linguagem;Antiguidade;Estudo
Issue Date: 1-Aug-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este livro é, em sua maior parte, resultado das comunicações orais realizadas entre 30 de maio e 02 de junho de 2018, na ESCOLA NORMAL SUPERIOR/UEA, por ocasião da II Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas-SECLAM, cujo tema foi “Educação, linguagem e ensino: a (re)construção do papel do educador da Antiguidade aos nossos dias”. Trata-se de 23 textos, divididos em 4 partes, que procuram, em sua grande maioria, delinear um panorama lúcido acerca do tema “educação” ao longo dos séculos, discutindo seu percurso, relações, práticas, conceitos, manifestações e recepção. A primeira parte – chamada “Incursão a questões de ensino na Antiguidade Clássica” – lida especificamente com temas relativos à educação antiga, pontuando características do mundo greco-romano em diversos gêneros literários. A segunda parte, intitulada “Diálogos educacionais e outros paradigmas”, procura evidenciar as formas com que os temas clássicos podem alcançar o pensamento contemporâneo sobre ensino/ aprendizagem, seja das línguas antigas, seja de línguas modernas, sob respectivos postulados inerentes aos contexto em que o processo educacional se desenvolve. A terceira parte, “Excursus literário: manifestações e recepções”, abre espaço para os trabalhos que priorizam a literatura antiga em suas prerrogativas coevas, medievais e, como é de se esperar, hodiernas, como forma de evidenciar o perene diálogo com a cultura moderna. Por fim a última parte, “Amazonas: língua e poesia”, apresenta dois trabalhos que acionam pesquisas realizadas nesses campos, no Amazonas. Os textos foram submetidos a um egrégio comitê científico, que os avaliou de forma muito rigorosa, garantindo a qualidade da presente coletânea, cujos autores – todos mestrandos, mestres, doutorandos, doutores, bem como pesquisadores e profissionais – iluminaram o evento de 2018 com pertinentes e interessantes questões e reflexões que agora seguem disponibilizadas para a comunidade acadêmica e demais interessados. Este livro contou ainda com a gentil colaboração de um dos maiores estudiosos da Língua Portuguesa do mundo, o filólogo e gramático brasileiro Evanildo Bechara, que, convidado para a conferência de abertura da II SECLAM, infelizmente não pôde estar presente, mas enviou seu texto, que abre os demais subsequentes. Agradecemos a todos que colaboraram com esta publicação e esperamos novas contribuições em eventos futuros.
Abstract: This book is, for the most part, the result of oral communications made between May 30 and June 2, 2018, at the NORMAL SUPERIOR SCHOOL / UEA, on the occasion of the II International Week of Classical Studies of Amazonas-SECLAM, whose theme was “Education, language and teaching: the (re) construction of the role of the educator of Antiquity to our day ”. These are 23 texts, divided into 4 parts, which seek, in their vast majority, delineate a lucid panorama on the theme “education” throughout centuries, discussing their path, relationships, practices, concepts, manifestations and reception. The first part - called “Incursion into teaching issues in Antiquity Classical ”- deals specifically with themes related to ancient education, punctuating characteristics of the Greco-Roman world in several literary genres. The second part, entitled “Educational dialogues and other paradigms”, seeks to highlight the ways classic themes can reach contemporary thinking about teaching / learning, both ancient and modern languages, under their respective postulates inherent to the context in which the educational process develops. THE third part, “Excursus literário: manifestations and receptions”, opens space for works that prioritize ancient literature in its contemporary, medieval prerogatives and, as is to be expected, today, as a way of showing the perennial dialogue with the modern culture. Finally, the last part, “Amazonas: language and poetry”, presents two works that trigger research carried out in these fields, in Amazonas. The texts were submitted to an egregious scientific committee, which evaluated them very strict, guaranteeing the quality of this collection, whose authors - all masters, masters, doctoral students, doctors, as well as researchers and professionals - illuminated the 2018 event with pertinent and interesting questions and reflections that they are now available to the academic community and other interested parties. This book also had the kind collaboration of one of the greatest scholars in the Portuguese language of the world, the Brazilian philologist and grammarian Evanildo Bechara, who, invited to the II SECLAM opening conference, unfortunately he could not be present, but sent his text, which opens the subsequent ones. We thank everyone who contributed to this publication and look forward to new contributions to future events.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3057
ISBN: 9786587214009
Appears in Collections:PPGLA - Literatura Acadêmica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paradigmas educacionais a antiguidade.pdf7,38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons