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Título: A escola de arte do boi caprichoso cenário da cultura infantil no universo amazônico
Título(s) alternativo(s): Boi Caprichoso arts school: scene of childhood culture in the Amazon universe region
Autor(es): Dutra, Renner Douglas Gonçalves
Noronha, Evelyn Lauria
Palavras-chave: Crianças;Infância;Barulhar;Brincar;Cultura Infantil
Data do documento: 11-Jan-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BERNARDES, E.L. Os jogos, as brincadeiras e as crianças. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss14_05.pdf>. Acesso em: maio de 2012. CAPRICHOSO 2011 - O Boi de Parintins. A magia que encanta: Roteiro de apresentação Festival 2011. Parintins. CARVALHO, L.D. Infância, brincadeira e cultura. In: Horizonte, v. 27, nº. 2, p. 37 – 46, jul/dez. 2009. CORTELINI, C.M. Culturas infantis: as marcas de uma alteridade. Disponível em: <www.guaíba.ulbra.tche.br/pesquisa/2007pedogogia.html>. Acesso em: maio de 2012. FREITAS, E.M.C. O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileiro. Tese de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais / Escola de Música. Belo Horizonte: UFMG, 2008. LINO, D.L. Barulhar: a escuta sensível da música nas culturas da infância. Tese Doutoral. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRS, 2008. ______. Música, pesquisa e infância: cantorias do repente. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, vol. 18, nº 2, p. 92 – 112, jul/dez, 2010. MORAES, C. Eu Te Amo Caprichoso. In: Caprichoso 2012. O Canto da Floresta. CD. Parintins, 2010. NAKANOME, E. Fundação Boi Bumbá Caprichoso: A Fábrica de Sonhos. In: Caprichoso 2011 - O Boi de Parintins. A Magia que Encanta: roteiro de apresentação Festival 2011. Parintins. NORONHA. E.L. As crianças perambulantes-trabalhadoras, trabalhadoras-perambulantes nas feiras de Manaus: um olhar a partir da Sociologia da Infância. Universidade do Minho - Repositorium. Tese de Doutoramento em Estudo da Criança- Sociologia da Infância (2010). Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/13180/1/Evelyn%20Lauria%20Noronha.pdf>. Acessado em: 20 de janeiro, 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 62 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.53-62 | jan-jun | 2013 PINTO, M.M.L. Educação Ambiental e turismo na cidade de Parintins: um estudo de caso na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale da Fundação Boi-bumbá Caprichoso, 2010. Trabalho de conclusão de curso apresentado no Centro de Estudos Superiores de Parintins – UEA, para a obtenção do título de Especialista em Turismo e Desenvolvimento Local. QUINTEIRO, J. Infância e Escola: uma relação marcada por preconceitos. Tese Doutoral. Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2000. SARMENTO, M.J. Imaginário e cultura da infância. In: Projeto as marcas dos tempos: a interculturalidade nas culturas da infância. Projeto POCTI/49186/2002. Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Disponível em: <www.titosena.faed.udesc.br/infancia/culturanainfancia.pdf>. Acesso em: maio de 2012. VASCONCELLOS, V.M.R; SARMENTO, M.J. (Org.). Infância (In)visível. Araraquara: Junqueira & Marin editores, 2007.
Resumo: O presente artigo discute a relação das crianças com a cultura. Tem por objetivo apresentar de forma articulada as crianças na infância como produtoras de cultura no brincar-trabalhar nas oficinas de percussão na Escola de Arte do Boi Caprichoso. Esse processo parte do barulhar – percussão – como entendimento de sua vivência, expressão de sua identidade com liberdade e, finalmente, com alteridade cria cultura. Para compreensão dessa problemática, buscou-se na sociologia da infância (SARMENTO, 2007; CARVALHO, 2009 e NORONHA, 2010) os seus fundamentos para a afirmação da criança como produtora de cultura, quanto à musicalidade os teóricos (LINO, 2010 e FREITAS, 2008) ajudam a compreender essa expressão como resultada da vivência humana. A pesquisa é qualitativa etnográfica, usando a técnica da observação participante e da entrevista semiestruturada. Os resultados apresentados foram as das reações de autonomia das crianças em relação aos adultos, a forma como elas compreendem a atividade, como garantia de realização enquanto pessoa. Palavras-Chave: Crianças. Infância. Barulhar. Brincar. Cultura Infantil.
Abstract: This present article discusses the relationship of children with culture. Aiming to articulately present children in childhood as producers of culture in their play-work in the percussion workshop at Caprichoso Arts School. This process comes from their making-noise -percussion– to understand their living which express their identity and their freedom and finally, also to create culture. To understand this problem, we researched their base in the childhood sociology (SARMENTO, 2007; CARVALHO .2009 and NORONHA, 2010) to affirm children as cultural producers, about the musicality, the theorist (LINO, 2010 and FREITAS, 2008) aid at understanding this expression resulting from human living. The research is qualitative-ethnographic, using participant observation and semi-structured interview .The results presented here were of autonomy of the children from adults, the way how they understand the activity, as a guarantee of realization as a person. Keywords: Children. Childhood. Making-noise. Play. Children‟s Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3047
ISSN: 1984-7505
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