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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3001
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Erick Rodrigo Santos-
dc.contributor.authorGonzaga, Amarildo Menezes-
dc.date.available2020-07-28-
dc.date.available2020-07-29T00:31:27Z-
dc.date.issued2014-02-22-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3001-
dc.description.abstractResearch aboding the teaching and learning dynamics in virtual social networks, through the application of reading workshops. It try to recognize what conditions virtual contexts help in the learning forms, especially those who worked with reading practices in virtual environment. The theoretical bases that underlie this investigative course support in approaches to social networks and forms of networked learning. We use as basic references Ricotta (2013), Hall (2012), and Miranda (2011). Regarding the methodological approach, one starts from a qualitative approach that aimed to describe the actions used in this process in order to understand where and how these environments may favor the reading practices. As techniques, it used the questionnaire, observation and workshops. As results, it can be seen from the subjects‟ statements, that the types of environment in approach can be employed as facilitators of these practices, especially when used in a planned and open to be conducted by the students' interests, since these spaces have been widely used because of the features offered by them. Key words: Social Learning. Virtual Social Network. Reading Practicespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem Socialpt_BR
dc.subjectRedes Sociais Virtuaispt_BR
dc.subjectPráticas de Leiturapt_BR
dc.titleO uso das redes sociais como recurso pedagógico facilitador das práticas de leiturapt_BR
dc.title.alternativeNetworks use as pedagocial course to facilitate practices of readingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T00:31:27Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage108pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage89pt_BR
dc.description.resumoInvestigação sobre a dinâmica do ensino-aprendizagem nas redes sociais virtuais, a partir da aplicação de oficinas de leitura. Busca-se conhecer em que condições os contextos virtuais auxiliam nas formas de aprendizagem, principalmente aqueles que oportunizem práticas de leitura em ambiente virtuais. As bases teóricas que embasam o percurso investigativo sustentam-se em abordagens sobre as redes sociais e as formas de aprendizagem em rede. Para tanto, como referências básicas utilizamos Ricotta (2013); Hall (2012); e, Miranda (2011). No que tange ao percurso metodológico, parte-se de uma abordagem qualitativa que visou descrever as ações usadas nesse processo a fim de entender em que e como esses ambientes podem favorecer as práticas de leitura. Consoante às técnicas, utilizou-se o questionário, a observação e as oficinas. Enquanto resultados, percebe-se, a partir das falas dos sujeitos, que os tipos de ambiente em enfoque podem ser empregados como facilitadores dessas práticas, principalmente, quando usados de forma planejada e aberta a serem conduzidas pelos interesses dos alunos, já que estes espaços têm sido bastante usados em virtude dos recursos oferecidos por elas. Palavras chave: Aprendizagem Social. Redes Sociais Virtuais. Práticas de Leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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