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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Lucas Gabriel do Amara-
dc.contributor.authorAzevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.date.available2020-07-28-
dc.date.available2020-07-28T23:25:17Z-
dc.date.issued2014-03-22-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2997-
dc.description.abstractThe Mobile Laboratory Project grew out of our perception by the need of a space to contextualize the practice of Science Teaching in the State School Arthur Araújo, place of performance of the Observatory of Education Project and stage of our Supervised Curricular Internship activities. With this, we aim to support the pedagogical practices in Science Teaching through experimentation, with focus on ninth grade, through a mobile structure that could be used to construct experiments, as an alternative to the lack of physical space in the School for the preparation of laboratory practices. We build the Mobile Laboratory with the students thinking of using resources available to them, such as scissors, paper, PET bottles, glue, etc. The Mobile Laboratory consists of a structure made with supermarket trolley with a built-in grill on the front, rubber and covered with paper ornaments made by the students themselves. We think that evenhaving a primeval structure, the meaning given to the Project is to enable the science teacher thought that the practices explored by textbooks or even known practices can be made even in schools without structural conditions for both. The results showed that the Mobile Laboratory can meet the need of the school to promote to the students a laboratory to perform Sciences practices, promoting the contextualization of pedagogical practice, and can incite a creative spirit, both for students and teachers. Key words: Science Teaching. Pedagogical Practices. Mobile Laboratory Project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectLaboratório Móvelpt_BR
dc.titleLaboratório móvel: possibilidade de contextualizar a prática pedagógica no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeMobile Laboratory: possibility to contextualize the pedagogical practice in Science Teachingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T23:25:17Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage116pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage109pt_BR
dc.description.resumoO Projeto Laboratório Móvel surgiu de nossa percepção pela necessidade de um espaço para contextualizar a prática do Ensino de Ciências na Escola Estadual Arthur Araújo, local de atuação do Projeto Observatório da Educação e palco das atividades de nosso Estágio Curricular Supervisionado. Com isso, objetivamos subsidiar as práticas pedagógicas no Ensino de Ciências através da experimentação, com enfoque para o 9º ano, através de uma estrutura móvel, que pudesse ser utilizada para a condução de experimentos, como alternativa à carência de espaço físico na Escola para a elaboração de práticas laboratoriais. Construímos o Laboratório Móvel com os alunos pensando em utilizar recursos acessíveis a eles, tais como tesouras, papéis, garrafas PET, cola, etc. O Laboratório Móvel consiste em uma estrutura feita com carrinho de supermercado, com uma grade embutida na parte frontal, recoberta com papel borracha e enfeites feitos pelos próprios alunos. Pensamos que, mesmo possuindo uma estrutura primeva, o significado dado ao Projeto consiste em possibilitar ao professor de Ciências o pensamento de que as práticas exploradas pelos livros didáticos ou mesmo práticas conhecidas possam ser feitas mesmo em escolas sem condições estruturais para tanto. Os resultados evidenciaram que o Laboratório Móvel pode satisfazer a necessidade da escola em promover aos alunos um laboratório para a execução de práticas de Ciências, promovendo a contextualização da prática pedagógica, além de poder incitar um espírito criador, tanto nos alunos quanto nos professores. Palavras chave: Ensino de Ciências. Prática Pedagógica. Laboratório Móvel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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