DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2997
Title: Laboratório móvel: possibilidade de contextualizar a prática pedagógica no ensino de ciências
Other Titles: Mobile Laboratory: possibility to contextualize the pedagogical practice in Science Teaching
Authors: Pereira, Lucas Gabriel do Amara
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Keywords: Ensino de Ciências;Prática Pedagógica;Laboratório Móvel
Issue Date: 22-Mar-2014
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: AXT, R. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. In: Moreira, M. A.; Axt, R. Tópicos em ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991. BACON, F. Novum organum. Aforismo XIX. São Paulo: Editora Abril, 1988. BARROS, C.; PAULINO, W. Física e Química. 57. ed. São Paulo: Ática, 2001. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Editora Abril, 1987. v. 1. (Coleção Os Pensadores) Orig. de 1637. GABEL, D. Handbook of research on science teaching and learning. New York: Simon & Schuster Macmillan, 1993. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO Rev. ARETÉ | Manaus | v. 7 | n. 12 | p.109-116 | Número especial | 2014 116 GALIAZZI, M.C.; ROCHA, J.M.B.; SCHMITZ, L.C.; SOUZA, M.L.; GIESTA, S.; GONÇALVES, F.P. Objetivos das atividades experimentais no Ensino Médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de Ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, 2001. GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de Ciências. Química Nova na Escola, n. 10, 1999. GONZÁLEZ, E.M. ¿Qué hay que renovar en los trabajos prácticos? Enseñanza de las Ciencias, n. 10, 1992. JENKINS, E.W. Practical work in School Science. In: LEACH, J.; PAULSEN, A. C. (ed.). Practical Work in Science Education: Recent Studies. Dinamarca: Roskilde University Press, 1999. KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade o caso do Ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000 MARANDINO, M. A prática de ensino nas Licenciaturas e a pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n.2, 2003. MORTIMER, E.F.; CARVALHO, A.M.P. Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências. Caderno de Pesquisas, n. 96, 1996. NURRENBERN, S.C.; ROBINSON, W.R. Cooperative learning: a bibliography. Journal of Chemical Education, v. 74, 1997. OLIVEIRA, R.J. A Crítica ao verbalismo e ao experimentalismo no ensino de Química e Física. Química Nova, v. 15, n. 1, 1992. PSILLOS, D.; NIEDDERER, H. Issues and questions regarding the effectiveness of labwork. In: PSILLOS, D.; NIEDDERER, H. Teaching and learning in the science laboratory. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002. RAMALHO JÚNIOR, F., FERRARO, N.G.; SOARES, P.A.T. Os fundamentos da Física. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2007. WEISSMANN, H. O laboratório escolar. In: Weissmann, H (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 10, 2007.
metadata.dc.description.resumo: O Projeto Laboratório Móvel surgiu de nossa percepção pela necessidade de um espaço para contextualizar a prática do Ensino de Ciências na Escola Estadual Arthur Araújo, local de atuação do Projeto Observatório da Educação e palco das atividades de nosso Estágio Curricular Supervisionado. Com isso, objetivamos subsidiar as práticas pedagógicas no Ensino de Ciências através da experimentação, com enfoque para o 9º ano, através de uma estrutura móvel, que pudesse ser utilizada para a condução de experimentos, como alternativa à carência de espaço físico na Escola para a elaboração de práticas laboratoriais. Construímos o Laboratório Móvel com os alunos pensando em utilizar recursos acessíveis a eles, tais como tesouras, papéis, garrafas PET, cola, etc. O Laboratório Móvel consiste em uma estrutura feita com carrinho de supermercado, com uma grade embutida na parte frontal, recoberta com papel borracha e enfeites feitos pelos próprios alunos. Pensamos que, mesmo possuindo uma estrutura primeva, o significado dado ao Projeto consiste em possibilitar ao professor de Ciências o pensamento de que as práticas exploradas pelos livros didáticos ou mesmo práticas conhecidas possam ser feitas mesmo em escolas sem condições estruturais para tanto. Os resultados evidenciaram que o Laboratório Móvel pode satisfazer a necessidade da escola em promover aos alunos um laboratório para a execução de práticas de Ciências, promovendo a contextualização da prática pedagógica, além de poder incitar um espírito criador, tanto nos alunos quanto nos professores. Palavras chave: Ensino de Ciências. Prática Pedagógica. Laboratório Móvel.
Abstract: The Mobile Laboratory Project grew out of our perception by the need of a space to contextualize the practice of Science Teaching in the State School Arthur Araújo, place of performance of the Observatory of Education Project and stage of our Supervised Curricular Internship activities. With this, we aim to support the pedagogical practices in Science Teaching through experimentation, with focus on ninth grade, through a mobile structure that could be used to construct experiments, as an alternative to the lack of physical space in the School for the preparation of laboratory practices. We build the Mobile Laboratory with the students thinking of using resources available to them, such as scissors, paper, PET bottles, glue, etc. The Mobile Laboratory consists of a structure made with supermarket trolley with a built-in grill on the front, rubber and covered with paper ornaments made by the students themselves. We think that evenhaving a primeval structure, the meaning given to the Project is to enable the science teacher thought that the practices explored by textbooks or even known practices can be made even in schools without structural conditions for both. The results showed that the Mobile Laboratory can meet the need of the school to promote to the students a laboratory to perform Sciences practices, promoting the contextualization of pedagogical practice, and can incite a creative spirit, both for students and teachers. Key words: Science Teaching. Pedagogical Practices. Mobile Laboratory Project.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2997
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons