DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2988
Titel: Homem não dança! Desafios e tabus da pratica da dança no contexto escolar
Autor(en): Vale, Thayra Baia do
metadata.dc.contributor.advisor1: Abreu, Jeanne Chaves de
Stichwörter: dança;gênero;sexualidade;educação
Erscheinungsdatum: 20-Dez-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Partindo de uma abordagem qualitativa de estudo, este trabalho busca problematizar e entender porque ainda na atualidade a sociedade machista, de cunho patriarcal e assentada na moral judaico-cristã tem restrições em aceitar o homem que dança, estereotipando-o como homossexual principalmente no âmbito escolar. A estrutura teórica do estudo da dança masculina entrelaça-se ao gênero e sexualidade, autores como Louro e Assis, entre outros, fizeram-me refletir sobre o tema. Apresentamos a investigação de como os alunos percebem a dança na atualidade, levando-os a compreender e a refletir o motivo da não aceitação pela sociedade dos homens que praticam determinadas modalidades de dança duvidando de sua sexualidade como sujeito heterossexual. Trazemos ainda, a observação dos olhares impostos ao indivíduo homossexual, como é percebido na sala de aula e as suas relações com seus pares varões. A partir disso, foram feitas entrevistas gravadas e posteriormente transcritas para análise e discussões. Algumas narrativas fizeram-nos perceber que a prática da dança é considerada predominantemente feminina ou coisa de “homossexual”, apesar de já percebemos mudanças na sociedade sobre essa profissão. A partir das análises realizadas os profissionais passam por momentos decisivos na carreira artística assumindo posições de sujeito que nos sãos impostos, enfrentam barreiras de gênero e sexualidade, assumindo todos os riscos dessa escolha rompendo certos tabus e preconceitos históricos e culturalmente estabelecidos.
Zusammenfassung: Starting from a qualitative approach to study, this paper seeks to problematize and understand why even today the chauvinistic society, patriarchal and based on Judeo-Christian morality has restrictions on accepting the dancing man, stereotyping him as homosexual, especially in the school environment. . The theoretical structure of the study of male dance is intertwined with gender and sexuality, authors such as Louro and Assis, among others, made me reflect on the theme. We present the investigation of how students perceive dance today, leading them to understand and reflect the reason for the non-acceptance by society of men who practice certain dance modalities doubting their sexuality as a heterosexual subject. We also bring the observation of the looks imposed on the homosexual individual, as it is perceived in the classroom and their relations with their male peers. From this, interviews were recorded and later transcribed for analysis and discussion. Some narratives made us realize that the practice of dance is considered predominantly female or something "homosexual", although we have already noticed changes in society about this profession. From the analyzes performed, the professionals go through decisive moments in the artistic career, assuming positions of subject that, when imposed, face barriers of gender and sexuality, assuming all the risks of this choice, breaking certain historical and culturally established taboos and prejudices.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2988
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons