DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2976
Título: Educação profissional o ensino-aprendizagem de olericultura por meio do método de projeto
Título(s) alternativo(s): Professional education: teaching-learning of horticulture by mean of projects method
Autor(es): Picazevicz, Angelita Aparecida Coutinho
Santos, Gabriel de Araújo
Palavras-chave: Método de Projeto;Ensino-Aprendizagem;Olericultura
Data do documento: 13-Jan-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BEHRENS, M. A.; JOSÉ, E. M. A. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional, v. 2, n. 3, p. 77-96, 2001. CARRIJO, O. A. LIZ. R. S. de. MAKISHIMA, N. Fibra de casca de coco verde como substrato agrícola. Horticultura Brasileira, v. 20, n. 4, p. 533-535, 2002. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 124 p. ______. Educar pela Pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. 148 p. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 143 p. HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artimed, 1998. 150 p. LEITE, L. H. A. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. 1996. Disponível em <http://edufisescolar.files.wordpress.com>. Acesso em: 09 nov. 2012. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 262 p. MANFIO, J. J. Água: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de química. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. MARTINS, J. S. Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. Campinas: Autores Associados, 2009. 144 p. MENEZES, A. S. et al. Efeito do substrato na germinação de sementes de três variedades de alface (Babá de Verão, Manteiga e Ruby). 2012. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/4307>. Acesso em: 20 jul. 2013. MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 293 p. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 60 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.48-60 | jan-jun | 2014 NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 7. ed. São Paulo: Érica, 2007. 196 p. ______. Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008. 102 p. PRADO, M. E. B. B. Articulando saberes e transformando a prática. 2001. Disponível em: <http://www.eadconsultoria.com.br>. Acesso em: 10 fev. 2013. ______. Pedagogia de projetos. 2005. Disponível em: <http://www.eadconsultoria.com.br>. Acesso em: 11 nov. 2012. SETUBAL, J. W. C.; AFONSO NETO, F. Efeitos de substratos alternativos e tipos de bandejas na produção de mudas de pimentão. Horticultura Brasileira, v. 18, p. 593-594, 2000. SILVA, M. A. O trabalho com projetos um convite a descoberta. 2003. Disponível em: <http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/criacao/trabalhoprojetos.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2013. SOUZA, L. B. B. C. Prática interdisciplinar na construção da aprendizagem: estudo de caso usando o método de projeto como instrumento pedagógico aplicado na produção de um suco de cana pasteurizado. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012. VALDEMARIN, V. T. História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez, 2010. 219 p.
Resumo: A educação profissional deve pensar na formação do indivíduo não apenas como profissional, mas também enquanto cidadão. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo ensino-aprendizagem na educação profissional por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal, com discentes do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Para a coleta de dados quanto à influência do método de projeto no processo ensino-aprendizagem foram utilizados questionários (diagnóstico e pós-teste), respondidos em um espaço temporal pelos discentes envolvidos na pesquisa, e também foram realizadas observações, anotações, bem como relatórios e planilhas apresentados pelos discentes com posterior análise quali-quantitativa dos dados. Verificou-se participação ativa dos estudantes, sendo que predominou o trabalho em equipe e o interesse pela investigação, bem como a preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos olericultores da região. Por meio dos resultados conclui-se que o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto contribui para a construção do conhecimento, favorecendo assim a aprendizagem significativa, uma vez que, os estudantes construíram saberes, contudo a aprendizagem é processo. Palavras-chave: Método de Projeto. Ensino-Aprendizagem. Olericultura.
Abstract: Professional education should consider the training of the individual not only as a professional but also as a citizen. Thus the aim of this study was to analyze the teaching-learning process in vocational education through the projects method using the seedling production of lettuce. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Cacoal Campus, with students from Technical Course in Agriculture Subsequent to high school. To collect data regarding the influence of the projects method in the teaching-learning process, questionnaires were used (diagnosis and post-test), answered on a timeline by students involved in research, and was also observations, notes, reports and spreadsheets presented by students with subsequent analysis of qualitative and quantitative data. There was active participation of students, while it was predominant the teamwork and interest in research as well as concerns about the difficulties faced by the regional horticulturists. Through the results it is concluded that the teaching-learning through the projects method contributes to the construction of knowledge, thus promoting meaningful learning, since students constructed knowledge, yet learning is process. Key words: Projects Method. Teaching-Learning. Horticulturists.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2976
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação profissional o ensino-aprendizagem de olericultura por meio do método de projeto.pdf226,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons