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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPicazevicz, Angelita Aparecida Coutinho-
dc.contributor.authorSantos, Gabriel de Araújo-
dc.date.available2020-07-24-
dc.date.available2020-07-24T19:48:58Z-
dc.date.issued2014-01-13-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2976-
dc.description.abstractProfessional education should consider the training of the individual not only as a professional but also as a citizen. Thus the aim of this study was to analyze the teaching-learning process in vocational education through the projects method using the seedling production of lettuce. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Cacoal Campus, with students from Technical Course in Agriculture Subsequent to high school. To collect data regarding the influence of the projects method in the teaching-learning process, questionnaires were used (diagnosis and post-test), answered on a timeline by students involved in research, and was also observations, notes, reports and spreadsheets presented by students with subsequent analysis of qualitative and quantitative data. There was active participation of students, while it was predominant the teamwork and interest in research as well as concerns about the difficulties faced by the regional horticulturists. Through the results it is concluded that the teaching-learning through the projects method contributes to the construction of knowledge, thus promoting meaningful learning, since students constructed knowledge, yet learning is process. Key words: Projects Method. Teaching-Learning. Horticulturists.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMétodo de Projetopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectOlericulturapt_BR
dc.titleEducação profissional o ensino-aprendizagem de olericultura por meio do método de projetopt_BR
dc.title.alternativeProfessional education: teaching-learning of horticulture by mean of projects methodpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T19:48:58Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage60pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.citation.spage48pt_BR
dc.description.resumoA educação profissional deve pensar na formação do indivíduo não apenas como profissional, mas também enquanto cidadão. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo ensino-aprendizagem na educação profissional por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal, com discentes do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Para a coleta de dados quanto à influência do método de projeto no processo ensino-aprendizagem foram utilizados questionários (diagnóstico e pós-teste), respondidos em um espaço temporal pelos discentes envolvidos na pesquisa, e também foram realizadas observações, anotações, bem como relatórios e planilhas apresentados pelos discentes com posterior análise quali-quantitativa dos dados. Verificou-se participação ativa dos estudantes, sendo que predominou o trabalho em equipe e o interesse pela investigação, bem como a preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos olericultores da região. Por meio dos resultados conclui-se que o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto contribui para a construção do conhecimento, favorecendo assim a aprendizagem significativa, uma vez que, os estudantes construíram saberes, contudo a aprendizagem é processo. Palavras-chave: Método de Projeto. Ensino-Aprendizagem. Olericultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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