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Titel: O processo de ensino e aprendizagem no ensino de ciências
Sonstige Titel: The teaching and learning process in science teaching
Autor(en): Morales, Cinthia Junger de Souza
Stichwörter: Ensino e Aprendizagem;Conhecimento;Práticas Avaliativas;Educação em Ciências
Erscheinungsdatum: 11-Okt-2014
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: BAUER, M. W; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático; tradução de Pedrinho A. Guareschi. 9. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2011. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, v. 4, 2000. CACHAPUZ, A.; GIL-Perez, D.; CARVALHO, A. M. P de.;PRAIA.; J.; VILCHES, A. (orgs.). A necessária renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 14 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.01-15 | jul-dez | 2014 ----------------. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed., rev, -Ijuí: Ed Unijuí, 2011.386p. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. DEMO, P. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009. GOHN, M. G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola a faculdade. 30. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.160p. ------. Avaliar: respeitar primeiro e educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008, 184p. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuição dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em Expansão. Uberlândia, v. 7, p. 57-66, 2008. KRASILCHIK, M. Reformas e realidades: o caso do ensino das ciências. Perspectiva, São Paulo, 2000. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Ensaio – pesquisa em educação em Ciências, Belo Horizonte, v.3, n1, p.515, 2001. Disponível em: <http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/diretrizes/dir_ef_ciencia.pdf>.Acessado em: 12 de fevereiro de 2013. LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: estudos e preposições. 22. ed. São Paulo, Cortez, 2011. MARQUES, M. O. Educação nas ciências: interlocução e complementaridade (coleção fronteiras da educação). Ijuí: Editora Unijuí, 2002,160p. MARINHO, A. C. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, EMEF MADRE TEREZA DE CALCUTÁ. MANAUS, 2010, s/p. MORALES, C. J. S. O processo de ensino e aprendizagem no ensino de ciências: uma análise das práticas de avaliação, 2013, 143f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Manaus, 2013. MORAN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Palas Athena, 2003.288p. PARO, V. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2010. In: CRUZ, J. B.S.; MOURA, T. V. Ensinar Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 15 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.01-15 | jul-dez | 2014 ciências naturais no ensino fundamental: uma proposta de formação continuada. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristovão – SE/ BRASIL, 20 a 22 de Setembro de 2012. 15p. POZO, J. I.; CRESPO, M A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. (Tradução Natalia Freitas). 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, 269 p. ROCHA, S. C. B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso dos espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010. 136p. SEIFFERT-SANTOS, S. C.; FACHÍN-TERÁN, A. Uma proposta de compreensão e metodologia para o uso dos Espaços Não Formais no ensino de Biologia. In: FACHÍN-TERÁN, A.& SEIFFERT-SANTOS, S.C (Orgs.). Novas perspectivas de ensino de ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. Manaus: UEA, Edições, p.0-15, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A Avaliação na escola é um procedimento necessário para redirecionar o processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir das práticas de Avaliação no Ensino de Ciências no 6° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Manaus. Optamos pela pesquisa qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa: alunos e professores do 6° ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foram utilizadas a técnica de observação participante, a entrevista semiestruturada individual com os professores e a grupal, com os alunos e a análise de documentos: planejamento mensal, os instrumentos de avaliação, o boletim escolar e o Projeto Político Pedagógico. Percebemos que o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais acontece ainda de maneira fragmentada, isolada e descontextualizada, baseada na maioria das vezes no livro didático utilizando somente atividades de leitura, cópia e questionário do texto no espaço da sala de aula, sala de informática e biblioteca. Assim, uma prática avaliativa tradicional e classificatória, porém diferente da concepção do Projeto Político Pedagógico da escola que defende a construção do conhecimento por meio da avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Há necessidade que o ensino de Ciências Naturais seja organizado para a construção do conhecimento e uma prática avaliativa dialógica e mediadora para que tenha sentido na vida do estudante e permita transformar a sociedade em que vivemos para a Educação em Ciências. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Conhecimento. Práticas avaliativas. Educação em Ciências
Zusammenfassung: The assessment in schools is a necessary procedure in order to redirect the teaching-learning process in all areas of knowledge. The objective of this work is to analyze the teaching- learning process starting from assessment practices in the sciences teaching in 6th grade students from a public elementary school in the city of Manaus. We have opted for a qualitative research and students and teacher from the 6th grade in an elementary school as research subjects. For data gathering we chose the participating observation, individual semi-structured interviews with teachers and in groups with the students, and also document analysis like: monthly planning, assessment instruments, school reports and the Pedagogic Political Project. We noticed that the teaching-learning process in Natural Sciences still happens in a fragmented, isolated and decontextualized manner, mostly based on textbooks only through reading, copying and questionnaires on the text within the classroom space, computer science lab and the library. Therefore, a traditional and classificatory assessment practice, however, different from the concept of the Pedagogic Political Project of a school that defends knowledge construction through the diagnostic, formative and summative assessment. The need arises for a Natural Science teaching to be organized towards a knowledge construction and a dialogic and meditational assessment practice, in order to make sense in the students' life and allow for the transformation of the society where we live for the Sciences Education. Keywords: Teaching and Learning. Knowledge. Assessment Practices. Science Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2965
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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