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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorales, Cinthia Junger de Souza-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-24T14:40:37Z-
dc.date.issued2014-10-11-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2965-
dc.description.abstractThe assessment in schools is a necessary procedure in order to redirect the teaching-learning process in all areas of knowledge. The objective of this work is to analyze the teaching- learning process starting from assessment practices in the sciences teaching in 6th grade students from a public elementary school in the city of Manaus. We have opted for a qualitative research and students and teacher from the 6th grade in an elementary school as research subjects. For data gathering we chose the participating observation, individual semi-structured interviews with teachers and in groups with the students, and also document analysis like: monthly planning, assessment instruments, school reports and the Pedagogic Political Project. We noticed that the teaching-learning process in Natural Sciences still happens in a fragmented, isolated and decontextualized manner, mostly based on textbooks only through reading, copying and questionnaires on the text within the classroom space, computer science lab and the library. Therefore, a traditional and classificatory assessment practice, however, different from the concept of the Pedagogic Political Project of a school that defends knowledge construction through the diagnostic, formative and summative assessment. The need arises for a Natural Science teaching to be organized towards a knowledge construction and a dialogic and meditational assessment practice, in order to make sense in the students' life and allow for the transformation of the society where we live for the Sciences Education. Keywords: Teaching and Learning. Knowledge. Assessment Practices. Science Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectPráticas Avaliativaspt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning process in science teachingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T14:40:37Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.citation.spage01pt_BR
dc.description.resumoA Avaliação na escola é um procedimento necessário para redirecionar o processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir das práticas de Avaliação no Ensino de Ciências no 6° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Manaus. Optamos pela pesquisa qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa: alunos e professores do 6° ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foram utilizadas a técnica de observação participante, a entrevista semiestruturada individual com os professores e a grupal, com os alunos e a análise de documentos: planejamento mensal, os instrumentos de avaliação, o boletim escolar e o Projeto Político Pedagógico. Percebemos que o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais acontece ainda de maneira fragmentada, isolada e descontextualizada, baseada na maioria das vezes no livro didático utilizando somente atividades de leitura, cópia e questionário do texto no espaço da sala de aula, sala de informática e biblioteca. Assim, uma prática avaliativa tradicional e classificatória, porém diferente da concepção do Projeto Político Pedagógico da escola que defende a construção do conhecimento por meio da avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Há necessidade que o ensino de Ciências Naturais seja organizado para a construção do conhecimento e uma prática avaliativa dialógica e mediadora para que tenha sentido na vida do estudante e permita transformar a sociedade em que vivemos para a Educação em Ciências. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Conhecimento. Práticas avaliativas. Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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