DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2963
Titel: Laboratório multidisciplinar de Ciências e Física possibilidadede ensino nas escolas de Parintins, AM
Sonstige Titel: Multidisciplinary laboratory and physical sciences: possibility of education in schools Parintins/AM
Autor(en): Gomes, Edilson Barroso
Santos, Thayane Neves dos
Stichwörter: Laboratório Multidisciplinar;Ensino de Ciências;Ensino de Física;Metodologia do Professor
Erscheinungsdatum: 2-Nov-2014
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: BORGES, A. T. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno. Brasileiro. Ensino de Física, v.19, n.3, p.291-313, Dez. 2002. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: artemed, 2007. CRUZ, J. B. Experiências de Laboratório: Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. FARIAS, A. J. O. A construção do laboratório na formação do professor de Física. Caderno Catarinense. Ensino de Física, Florianópolis, v.9, n.3, p.245-251, dez.1992. FERREIRA, L. C. Laboratório “Despertar” de Física: nova proposta para o Ensino Médio em Manaus. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Amazonas, 2010. GIL, A .C. Como elaborar projetos de pesquisa 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. REZENDE, F; OESTERMANN, F. A pratica do professor e a pesquisa no ensino de Física: Novos elementos para repensar esta relação. Caderno Brasileiro. Ensino de Física, v.22, n.3, p.316-337, dez. 2005. SERÉ, M. G; COELHO, S. M; NUNES, A. D. O papel da experimentação no ensino de Física. Caderno Brasileiro. Ensino de Física, Florianópolis, v.20, n.1, p.1-142, Abril. 2003. ZIMMERMANN, L. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Parintins/AM. A pesquisa teve por objetivo analisar a metodologia dos professores no ensino de Ciências e Física e a utilização do Laboratório Multidisciplinar de Ciências e Física nas Escolas de ensino básico em Parintins/AM. O estudo teve como base a pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e diagnóstico nas escolas que possuem os Laboratórios de Ciências especificamente a Física, treinamento e uso do laboratório no ensino e aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Assim, foi realizada entrevista com professores e aplicado questionário com alunos. Os resultados obtidos mostraram a diferença entre uma escola que possui o laboratório e outra que apenas utiliza os quites no ensino de Ciências, apresenta também a dificuldade das escolas em conservar os materiais de experimentos, e ainda foi identificado que os professores utilizam parcialmente o laboratório para o ensino de Ciências e Física na escola. Palavras-Chave: Laboratório Multidisciplinar. Ensino de Ciências e Física. Metodologia do professor.
Zusammenfassung: This research was conducted in two public schools from Parintins / AM. The research aimed to examine the methodology of teachers in teaching science and physics and the use of Multidisciplinary Laboratory of Physical Sciences and the Schools of basic education in Parintins / AM. The study was based on a literature review, fieldwork and diagnosis in schools that have specifically Sciences Laboratories of Physics, training and use of the laboratory in the teaching and learning of elementary students. Thus, an interview was conducted with teachers and with students administered questionnaire. The results showed the difference between a school that owns the laboratory and the other uses only quits in teaching science, also shows the difficulty of schools in conserving materials experiments, and was even partially identified that teachers use the lab to the teaching of science and physics at school. Keywords: Multidisciplinary Laboratory. Teaching of Science and Physics. Methodology of teacher
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2963
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Laboratório multidisciplinar de ciências e física possibilidadede ensino nas escolas de Parintins am.pdf343,91 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons