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Título: Avaliação da aprendizagem sob distintas perspectivas epistemológicas elementos racionais e subjetivos no processo
Título(s) alternativo(s): Assessment of Learning under different Epistemological Perspectives: rational and subjective elements in the process
Autor(es): Yamazaki, Sérgio Choiti
Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira
Palavras-chave: Perspectivas Epistemológicas;Aprendizagem;Avaliação;Tempo Longo;Tempo Curto;Mecanismos de Defesa
Data do documento: 11-Jul-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARRUDA, S. M. Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de física do ensino médio. 2001. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2001. ASSIS, J. de P. Kuhn e as Ciências Sociais. Estudos Avançados, v.7, n.19, p. 133-164, 1993. BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: abril cultural, 1978a. BACHELARD, G. O Novo Espírito Científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978b. BACHELARD, G. A Filosofia do Não: Filosofia do Novo Espírito Científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978c. BACHELARD, G. Epistemologia. Trechos escolhidos por Dominique Lecourt. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. BACHELARD, G. Fragmentos de uma poética do fogo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990. BAROLLI, E. Reflexões sobre o trabalho dos estudantes no laboratório didático. 1998. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 1998. BARROS, M. A. Análise de experiências didáticas com grupos de aprendizagem em Física. 2002. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2002. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 30 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.16-30 | jul-dez | 2014 CUSTÓDIO, J. F.; PIETROCOLA, M. Princípios nas ciências empíricas e o seu tratamento em livros didáticos. Ciência & Educação, v. 10, n.3, p. 383-399, 2004. ECCLES, J.; POPPER, K. R. O Eu e Seu Cérebro. 2.ed. São Paulo: Papirus, 1995. 514p. FADIMAN, J.; FRAGER, R. Sigmund Freud e a Psicanálise. In: Teorias da Personalidade. São Paulo: Harper & How do Brasil, 1979. p. 2-40. FREUD, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos. v.1. Rio de Janeiro: Imago, 1987a. 322p. FREUD, S. Sobre a psicopatologia cotidiana. Rio de Janeiro: Imago, 1987b. 267p. GIL PÉREZ, D. et al. Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica? Enseñanza de las Ciencias, v.17, n.3, p. 503-512, 1999. JONNAERT, P. Dévolution versus contre-dévolution! Un Tandem Incontournable pour le contrat didactique. In: RAISKY, C.; CAILLOT, M. (Éds). Au-delà des didactiques: débats autour de concepts fédérateur. Belgium: De Boeck & Larcier S.A., 1996. 278p. KUHN, T. S. O que são Revoluções Científicas? In: O Caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora UNESP, 2006a, p. 23-45. KUHN, T. S. Racionalidade e escolha de teorias. In: O Caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora UNESP, 2006b, p. 255-264. KHUN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2009. 260p. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000. OSTERMANN, F. A Epistemologia de Kuhn. Cad. Cat. Ens. Fís., v.13, n.3, p. 184-196, dez. 1996. PINTO, A. C.; ZANETIC, J. É possível levar a Física Quântica para o Ensino Médio. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.16, n.1, p. 7-34, 1999. POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 2000. 568 p. POPPER, K. R.. O Mito do Contexto: em defesa da ciência e da racionalidade. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1999. 252p. POPPER, K. R.. Conjecturas e Refutações. Brasília: UNB, 1972. 452 p. RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C. A Concepção de Ciência de Popper e o Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 15, n. 2, p. 269-289, 2009. SANTOS, M. E. V. M. Mudança Conceptual em Sala de Aula. Lisboa: Livros Horizonte, 1991. 261p. SILVEIRA, F. L. da. A Filosofia da Ciência de Karl Popper: o Racionalismo Crítico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.13, n.3, p. 197-218, 1996. ZYLBERSZTAJN, A. Revoluções Científicas e Ciência Normal em Sala de Aula. In: MOREIRA, M. A.; AXT, R. Tópicos em Ensino de Ciência. Porto Alegre: Sagra, 1991.
Resumo: Concebendo avaliação da aprendizagem como uma atividade complexa para a qual são necessárias muitas variáveis de difícil unificação, nesta pesquisa objetivamos analisá-la na ótica de distintas perspectivas epistemológicas. Para o desenvolvimento desta análise consideramos hipotéticos professores com distintos traços epistemológicos, popperianos (POPPER, 2000), kuhnianos (KUHN, 2009) e bachelardianos (BACHELARD, 1996), e os associamos aos conceitos de tempo de Jonnaert (1996). São também utilizadas as noções de livre associação e de mecanismos de defesa da psicanálise freudiana (FREUD, 1987; FADIMAN, FRAGER, 1979) e os três mundos de Eccles e Popper (1995) para sustentar os apontamentos da análise. Os resultados indicam que no tempo curto é possível avaliar a incorporação de certos mecanismos de reprodução, mas é no tempo longo que aprendizagem considerada plausível pelo indivíduo pode ser avaliada. Ao final, há sugestões de atividades para identificação de mudanças cognitivo-afetivas que podem ser úteis na avaliação. Palavras chave: Perspectivas Epistemológicas. Aprendizagem. Avaliação no Tempo Longo. Avaliação no Tempo Curto. Mecanismos de defesa psicanalíticos.
Abstract: Assuming the assessment of the learning as a complex task where many variable involved are hardly integrated, this study aimed to analyze this activity considering different epistemological perspectives. To developed this analysis we consider hypothetical teachers with different epistemological traits, popperian (POPPER, 2000), kuhnian (KUHN, 2009), bachelardian (BACHELARD, 1996), and associate them with Jonnaert's the concepts of time (1996); Notions of free association and defense mechanisms of Freudian Psychoanalysis (FREUD, 1987; FADIMAN, FRAGER, 1979) and the three worlds of Eccles and Popper (1995) are also used to base the inferences from the analysis. The results indicate that in the short time it is possible to assess the incorporation of certain mechanisms of reproduction, but only in the long time that learning considered reasonable for the student can be evaluated. Finally, there are suggestions of activities for indentifying cognitive-affective changes that can be useful in the assessment. Keywords: Epistemological Perspectives. Learning. Assessment in the Long Time. Assessment in the Short Time. Defense Mechanisms of Psychoanalysis.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2955
ISSN: 1984-7505
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