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Título: Circulo de diálogos espaço de reflexão curricular com professores do assentamento Tarumã Mirin no município de Manaus-AM
Autor(es): monteiro, Kathllen Lima
Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Educação do Campo;Currículo;Formação Continuada
Data do documento: 13-Jan-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: RJ. Vozes, 2011 BATISTA, M. S, X. Movimentos sociais, estado e políticas publicas de educação do campo: pesquisa e praticas educativas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. 374 p. ______. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. LDBEN 9394/96. Brasília: DF: Câmera dos Deputados, Coordenação de Publicação, 1996. ______. Parecer CNE/ CBE 01/2002. Brasília: MEC: Conselho Nacional de Educação, 2002. MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Orgs.). Cultura, currículo e sociedade. 4. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2000. PIMENTA, S. G. De professor, pesquisa e didática. Campinas, SP, 2002 – (Coleção Entre Nós Professores).
Resumo: A referido projeto de extensão intitulado “A construção curricular na educação do campo: oficinas pedagógicas em escolas do assentamento Tarumã Mirin no município de Manaus-AM” envolvendo estudantes da graduação em Pedagogia, numa atividade que proporcionou um processo de investigação que buscou compreender a as concepções sobre Educação do Campo e currículo, tendo como objetivo promover espaço de dialogo para o desenvolvimento curricular numa perspectiva da Educação do Campo. Nos procedimentos metodológicos em vista do objetivo realizaram-se leituras, fichamentos, discussões/debates nos encontros do grupo de pesquisa, possibilitando a construção de um artigo acadêmico com o título “Circulo de diálogo: espaço de reflexão curricular com professores do assentamento Tarumã Mirin no município de Manaus-AM, que discute a importância de um currículo contextualizado nas escolas do campo. Portanto pensar a educação do campo é retomar a discussão da construção de um currículo atenda as especificidades a partir dos diferentes contextos em que estão inseridas nossas escolas na realidade amazonense. Palavras-chaves: Educação do Campo; currículo e formação continuada.
Abstract: The aforementioned extension project entitled “Curricular construction in rural education: pedagogical workshops in schools of the Tarumã Mirin settlement in the city of Manaus-AM” involving undergraduate students in Pedagogy, in an activity that provided a research process that sought to understand the conceptions about Rural Education and curriculum, aiming to promote a space for dialogue for curriculum development in a Rural Education perspective. In the methodological procedures in view of the objective, readings, records, discussions / debates were held at the meetings of the research group, enabling the construction of an academic article with the title “Circle of dialogue: space for curricular reflection with teachers from the Tarumã Mirin settlement in Manaus-AM, which discusses the importance of a contextualized curriculum in rural schools. Therefore, thinking about rural education is to resume the discussion of building a curriculum that meets the specificities from the different contexts in which our schools are inserted in the Amazonian reality. Keywords: Rural Education; curriculum and continuing education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2935
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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