DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2917
Titel: Tecnologia como mediação pedagógica na formação de professores reflexivos
Sonstige Titel: Technology as Pedagogical Mediation in the Training of Reflective Teachers
Autor(en): Lopes, Auxiliadora Cristina Corrêa Barata
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Stichwörter: Tecnologias Educacionais;Professor Reflexivo;Mediação Pedagógica
Erscheinungsdatum: 28-Sep-2015
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: AZEVEDO, R. O. M.; GHEDIN, E.; GONZAGA, A; M. Conceitos teórico-epistemológicos na formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6., 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p232.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2015. CORRÊIA, M. B. Tecnologia. Petrópolis: Vozes, 1999. DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. O professor e seu desenvolvimento profissional: superando a concepção do algoz incompetente. Cad. CEDES, Campinas, v.19, n.44, p.33-45, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 ago. 2015. DURÃES, M. N. Educação Técnica e Educação Tecnológica Múltiplos Significados no Contexto da Educação Profissional. Educação & Realidade, Rio Grande do Sul, v.34, n.3, p.159-175, 2009. Disponível em: <www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/download/9365/6716>. Acesso em: 03 set. 2015. GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do professor na Contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4, 2009, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. p.1-28. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/conpef/conpef4/trabalhos/evandroghedinconferenciaabertura.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2015. GRINSPUN, M. Z. (Org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2010. GEE. Grupo Espaço Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor reflexivo: gênese e implicações atuais. Juiz de Fora, 2009. Disponível em: <http://www.ufjf.br/espacoeducacao/files/2009/11/cc05_4.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2015. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2006. MOURA, R. M. Professor reflexivo no ensino de ciências. In: OLIVEIRA, M. M. (Org.). Sequência didática interativa no processo de formação de professores. São Paulo: Vozes, 2013. cap. 5. NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa - Instituto de Educação. Universidade de Lisboa, 2009. OLIVEIRA, E. A. A técnica, a techné e a tecnologia. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG, v.2. n. 5, jul./dez., 2008. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/20417/11905>. Acesso em 28 ago. 2015. PEÑA, M. D J.; ALVES, M. R.; PEPPE, M. A. Educação, tecnologia e humanização. Caderno de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, São Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 81 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.72-81 | jul-dez | 2015 Paulo, v.3, n.1, p. 9-19, 2003. Disponível em: <http://www.mackenzie.br/fileadmin/Pos_Graduacao/Mestrado/Educacao_Arte_e_Historia_da_Cultura/Publicacoes/Volume3/Educacao__tecnologia_e_humanizacao.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2015. PIMENTA, S.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. PINTO, A. V. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals thinking action. New York: Basic Books, 1983. SILVA, G. C.. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.94, n.238, p.839-857, set./dez., 2013. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/2668/1965>. Acesso em: 28 ago. 2015. ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n.103, p.535-554, maio/ago., 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf>. Aceso em: 28 ago. 2015.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a acepção da tecnologia como mediação pedagógica para uma formação de professores mais reflexivos. Para tanto, trata-se a respeito de algumas compreensões de tecnologia, aborda-se o conceito de reflexão na formação prática profissional de professores e discute-se a questão do professor reflexivo diante da tecnologia, vista como mediação pedagógica. Deu-se tratamento interpretativo às discussões, a partir da pesquisa bibliográfica, em que se realizou o levantamento da temática em livros e textos de anais de eventos e periódico. As questões foram discutidas, procurando-se interpretá-las, para então concluir que o uso da tecnologia possibilita uma mediação pedagógica capaz de gerar uma formação docente mais reflexiva, porquanto pode favorecer a construção de uma educação mais crítica. Palavras-chave: Tecnologias educacionais. Professor reflexivo. Mediação pedagógica.
Zusammenfassung: The objective of this work is to discuss the meaning of technology as pedagogical mediation to train more reflective teachers. For this purpose, we discuss about some understandings of technology, addressing the concept of reflection in professional practice training of teachers, and about the reflective teacher, facing technology as pedagogical mediation. The discussions had an interpretive approach, based on the bibliographic research, survey conducted on books, texts in proceedings of events, and journals. The discussions aimed to interpret them, then to conclude that the use technology enables a pedagogical mediation; able to generate a more reflective teacher training, because it may aid to build a more critical education. Keywords: Educational technologies. Reflective teacher. Pedagogical mediation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2917
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Tecnologia como mediação pedagógica na formação de professores reflexivos.pdf348,64 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons