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dc.contributor.authorTrajano, Adriana de Souza-
dc.contributor.authorSouza, Juliane Marques-de-
dc.date.available2015-07-16-
dc.date.available2020-07-20T22:05:05Z-
dc.date.issued2015-09-22-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2909-
dc.description.abstractThis paper aimed to analyze the teaching-learning process mediated by the didactic game “The life in Layers”, through the verbal interaction established by students from the undergraduate course in Biological Sciences of the State University of Roraima. The approach was qualitative and the conversations developed during the game were registered in audio recorder. These conversations were organized and classified in the categories of “learning conversations”, which are: strategic, emotional, perceptual, conceptual, and connective. The results allowed verifying a high number of strategic conversations, and a low number about connectives and conceptual conversations. The prevalence of strategic conversation shows that, through the game, the teacher can work the interpretation of statements of problem situations, as well as the understanding of technical terms of Paleontology, and Geology. The results also indicate that students are in a primary stage of application of concepts, suggesting the need to work new problem situations to stimulate the practical application of theory. In other realities, verbal interactions may occur with other frequency, highlighting the potential that the game has to show the stage of conceptual learning the students are, and to encourage the application and learning of these concepts. Keywords: Didatic game. Teaching-Learning; Learning Conversations. Teaching of Palaeonotology and Geology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectConversas de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Paleontologiapt_BR
dc.subjectGeologiapt_BR
dc.titleInterações verbais estimuladas pelo jogo e a aprendizagem de conceitos paleontológicospt_BR
dc.title.alternativeOral Interactions stimulated by games, and learning of paleontological conceptspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T22:05:05Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage94pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage82pt_BR
dc.description.resumoEste artigo buscou analisar o processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso do jogo didático “A vida em Camadas”, a partir da análise das interações verbais estabelecidas entre os alunos do oitavo semestre do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima (UERR), campus Boa Vista. A abordagem utilizada foi qualitativa, com gravação em áudio das conversas ocorridas durante o desenvolvimento do jogo. As conversas foram organizadas e analisadas a partir das categorias de “conversas de aprendizagem”, sendo elas: estratégicas, afetivas, perceptivas, conectivas e conceituais. Com os resultados obtidos nesta pesquisa foi possível verificar um elevado número de conversas estratégicas e uma baixa frequência das conversas conectivas e conceituais. O predomínio de conversas estratégicas mostra que o jogo elaborado é capaz de trabalhar a interpretação dos enunciados das situações-problema, bem como a compreensão de termos técnicos próprios da Paleontologia e da Geologia. Os resultados indicam ainda que os estudantes estão em um estágio primário de aplicação de conceitos, sugerindo a necessidade de se trabalhar novas situações-problema para estimular a aplicação prática da teoria. Em outras realidades as interações verbais podem ocorrer em outra frequência, destacando o potencial que o jogo tem em evidenciar o estágio de aprendizagem conceitual em que os estudantes se encontram, bem como em estimular a aplicação e a aprendizagem desses conceitos. Palavras-Chave: Jogo didático. Ensino-aprendizagem. Conversas de aprendizagem. Ensino de Paleontologia e Geologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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