DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2906
Título: Despertando o olhar científico no ensino de biologia para jovens e adultos (EJA)
Título(s) alternativo(s): Encouraging the Scientific Look in Biology Teaching in Adult Education (EJA)
Autor(es): Ferreira, André Luís de Souza
Bettiol, Flavia Karolina Pereira Barreto
Cerqueira, Lenicy Lucas de Miranda
Palavras-chave: Ensino;Biologia;Atividade Experimental;Conhecimento Científico
Data do documento: 17-Nov-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALBUQUERQUE, J. N.; OLIVEIRA, I. L. R; GÓIS, J. S. Química e Biologia Experimental em escolas públicas. Anais do Congresso Nordestino de Biólogos – Vol. 4: Congrebio, 2014. ARAÚJO, M. P.; RODRIGUES, E. C.; DIAS, A. S.; FARIAS, M. J. R. As atividades experimentais como proposta na abordagem contextualizada dos conteúdos de biologia. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 2011. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. ed. Capítulo II, Seção I, III, IV, 1997, p.19. CARMO, S.; SCHIMIN, E. S. O ensino da Biologia através da experimentação. Dia-a-dia Educação. Colégio Estadual Manoel Ribas, Guarapuava- PR, 2008, p. 01-19. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 166 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.156-166 | jul-dez | 2015 CARRASCOSA, J.; GIL PÉREZ, D.; VILCHES, A.; VALDÉS, P. Papel de la actividade experimental en la Educación Cientifica. UNESCO, 2006. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001390/139003s.pdf> Acesso em: 22 jan 2015. CARVALHO, A. N. P. Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: Feusp, 1999. GEGLIO, P. C; SANTOS, R. C. As diferenças entre o ensino de Biologia na educação regular e no EJA. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.2, n.5, p.76-92, 2011. GOWIN, D. B. Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1981. HODSON, D. In search of a meaningful relationship: An exploration of some issues realing to integration in science and a science education. International Journal of Science Education, v.14, n.5, 1992, p.541-562. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987. LIRA, L. S. A importância da prática experimental no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 65p. Monografia - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: <http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/439/1/LSL06092013.pdf> Acesso em: 22 jan. 2015. MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Qualitativo-Quantitativo: Oposição ou Complementaridade? Caderno de Saúde Pública, v.9, n.3, 1993, p. 239-262. MORAES, S. C. Alunos “diferentes” e saberes docentes. In: LOCH, J. M. P. EJA planejamento, metodologias e avaliações. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. p. 91-98. MUNARI, A. Jean Piaget. Recife. PE: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010. TRUJILLO F. A. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-HilI do Brasil, 1982. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998
Resumo: A necessidade de inclusão de ideias inovadoras no atual modelo de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), é uma tarefa exigida, cada vez mais, para que ocorra renovação dos padrões de ensino. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi discutir a realização de atividades experimentais no ensino de Biologia em EJA, contribuindo para a formação do conhecimento científico. As atividades foram realizadas em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública, baseando-se na modalidade didática expositiva dialógica aliada a práticas laboratoriais dinâmicas e diferenciadas, envolvendo os alunos em questões relacionadas ao seu dia a dia. As atividades desenvolvidas no laboratório acompanharam o conteúdo previamente estudado, dessa forma estimulando o raciocínio e o conhecimento dos estudantes, através da preparação e visualização de materiais biológicos em ferramentas de laboratório, buscando melhora no processo de ensino aprendizagem sobre os temas desenvolvidos em sala de aula. Sendo assim, constituiu-se numa análise qualitativa, onde os resultados positivos mostram que há garantias de eficiência na aplicação de práticas pedagógicas, para que ocorra o aprendizado significativo. Palavras-chave: Ensino. Biologia. Atividade experimental. Conhecimento científico.
Abstract: The need for including innovative ideas into the current model of Adult Education (EJA), is a required task in order to renew teaching standards. In this sense, the objective was to discuss the possibility to carry out experimental activities in Biology teaching in EJA, contributing to the development of scientific knowledge. The activities were carried out with freshman classes from a public high school, based on the dialogic expository didactic modality, complemented with laboratory practice activities, involving students in issues related to their daily lives. The activities developed in the laboratory addressed previously studied contents, thus stimulating the thinking and knowledge of students through the preparation and visualization of biological materials with laboratory tools, aiming to improve the teaching-learning process on the themes developed in classroom. Therefore, through a qualitative analysis, we obtained positive results proving the efficiency in the implementation of the pedagogical practices, in order to achieve a meaningful learning. Keywords: Education; Natural Sciences; Biology; Experimental activity
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2906
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Despertando o olhar científico no ensino de biologia para jovens e adultos (EJA).pdf799,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons