DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, André Luís de Souza-
dc.contributor.authorBettiol, Flavia Karolina Pereira Barreto-
dc.contributor.authorCerqueira, Lenicy Lucas de Miranda-
dc.date.available2020-07-16-
dc.date.available2020-07-20T21:56:47Z-
dc.date.issued2015-11-17-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, J. N.; OLIVEIRA, I. L. R; GÓIS, J. S. Química e Biologia Experimental em escolas públicas. Anais do Congresso Nordestino de Biólogos – Vol. 4: Congrebio, 2014. ARAÚJO, M. P.; RODRIGUES, E. C.; DIAS, A. S.; FARIAS, M. J. R. As atividades experimentais como proposta na abordagem contextualizada dos conteúdos de biologia. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 2011. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. ed. Capítulo II, Seção I, III, IV, 1997, p.19. CARMO, S.; SCHIMIN, E. S. O ensino da Biologia através da experimentação. Dia-a-dia Educação. Colégio Estadual Manoel Ribas, Guarapuava- PR, 2008, p. 01-19. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 166 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.156-166 | jul-dez | 2015 CARRASCOSA, J.; GIL PÉREZ, D.; VILCHES, A.; VALDÉS, P. Papel de la actividade experimental en la Educación Cientifica. UNESCO, 2006. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001390/139003s.pdf> Acesso em: 22 jan 2015. CARVALHO, A. N. P. Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: Feusp, 1999. GEGLIO, P. C; SANTOS, R. C. As diferenças entre o ensino de Biologia na educação regular e no EJA. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.2, n.5, p.76-92, 2011. GOWIN, D. B. Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1981. HODSON, D. In search of a meaningful relationship: An exploration of some issues realing to integration in science and a science education. International Journal of Science Education, v.14, n.5, 1992, p.541-562. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987. LIRA, L. S. A importância da prática experimental no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 65p. Monografia - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: <http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/439/1/LSL06092013.pdf> Acesso em: 22 jan. 2015. MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Qualitativo-Quantitativo: Oposição ou Complementaridade? Caderno de Saúde Pública, v.9, n.3, 1993, p. 239-262. MORAES, S. C. Alunos “diferentes” e saberes docentes. In: LOCH, J. M. P. EJA planejamento, metodologias e avaliações. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. p. 91-98. MUNARI, A. Jean Piaget. Recife. PE: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010. TRUJILLO F. A. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-HilI do Brasil, 1982. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2906-
dc.description.abstractThe need for including innovative ideas into the current model of Adult Education (EJA), is a required task in order to renew teaching standards. In this sense, the objective was to discuss the possibility to carry out experimental activities in Biology teaching in EJA, contributing to the development of scientific knowledge. The activities were carried out with freshman classes from a public high school, based on the dialogic expository didactic modality, complemented with laboratory practice activities, involving students in issues related to their daily lives. The activities developed in the laboratory addressed previously studied contents, thus stimulating the thinking and knowledge of students through the preparation and visualization of biological materials with laboratory tools, aiming to improve the teaching-learning process on the themes developed in classroom. Therefore, through a qualitative analysis, we obtained positive results proving the efficiency in the implementation of the pedagogical practices, in order to achieve a meaningful learning. Keywords: Education; Natural Sciences; Biology; Experimental activitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectAtividade Experimentalpt_BR
dc.subjectConhecimento Científicopt_BR
dc.titleDespertando o olhar científico no ensino de biologia para jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.title.alternativeEncouraging the Scientific Look in Biology Teaching in Adult Education (EJA)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T21:56:47Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage166pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage156pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de inclusão de ideias inovadoras no atual modelo de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), é uma tarefa exigida, cada vez mais, para que ocorra renovação dos padrões de ensino. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi discutir a realização de atividades experimentais no ensino de Biologia em EJA, contribuindo para a formação do conhecimento científico. As atividades foram realizadas em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública, baseando-se na modalidade didática expositiva dialógica aliada a práticas laboratoriais dinâmicas e diferenciadas, envolvendo os alunos em questões relacionadas ao seu dia a dia. As atividades desenvolvidas no laboratório acompanharam o conteúdo previamente estudado, dessa forma estimulando o raciocínio e o conhecimento dos estudantes, através da preparação e visualização de materiais biológicos em ferramentas de laboratório, buscando melhora no processo de ensino aprendizagem sobre os temas desenvolvidos em sala de aula. Sendo assim, constituiu-se numa análise qualitativa, onde os resultados positivos mostram que há garantias de eficiência na aplicação de práticas pedagógicas, para que ocorra o aprendizado significativo. Palavras-chave: Ensino. Biologia. Atividade experimental. Conhecimento científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Despertando o olhar científico no ensino de biologia para jovens e adultos (EJA).pdf799,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons