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Título: Sequência didática no ensino de fotossíntese para alunos surdo com base na teoria de Ausubel
Título(s) alternativo(s): Didactic Sequence in photosynthesis teaching for deaf students based on the theory of David Ausubel
Autor(es): Fredo, Angélica Maria Sampaio
Oliveira, Josimara Cristina de Carvalho
Ghedin, Evandro Luiz
Santos, Elane de Sousa
Palavras-chave: Sequência Didática;Fotossíntese;Sala de Recursos Multifuncionais
Data do documento: 8-Jan-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia na prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Editora Plátano, 2003. CALIL, P. O professor Pesquisador no Ensino de Ciências. Curitiba: Editora IBPEX, 2011. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Rio Grande do Sul: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 05 set. 2015. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 129 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.115-129 | jan-jul | 2016 MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2009. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010. 80p.: il. ______ . Teoria da aprendizagem significativa. 2 ed. Ampl. São Paulo: EPU, 2011. ______, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Disponível em: <www.if.ufrgs.br/moreira/UEPS.port.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2015. MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. 4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 588 p NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. 2 ed. Lisboa: Plátano, 1996 RESENDE, M. M. P. Avaliação do uso de modelos qualitativos como instrumentos didático no ensino de ciências para estudantes surdos e ouvintes. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília – UnB – 2010. SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução: Fátima C. Murad; Melissa K; Sheila C. D. Ladeira. São Paulo: McGraw-Hill, 2012. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985. UNESCO. Relatório Educação para Todos no Brasil 2000-2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/relatorio-da-unesco-de-educacao-para-todos-no-brasil-2000-2015-e-submetido-a-consulta-publica/>. Acesso em 17 mar. 2015.
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual no município de Boa Vista- RR com duas alunas surdas do 9º ano do ensino fundamental II na disciplina de ciências, na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM, onde ocorre o Atendimento Educacional Especializado - AEE, para alunos com Necessidades Educacionais Especiais - NEE. O estudo parcial consistiu em desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática sobre o conteúdo de fotossíntese, com atividades de forma bilíngue, utilizando recursos pedagógicos como vídeos, desenhos e experimentos. A perspectiva teórica que norteia o estudo é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, tendo como metodologia a abordagem qualitativa e a pesquisa etnográfica em educação. A partir deste estudo, evidenciou-se que a utilização de uma abordagem metodológica diferenciada, com recursos visuais utilizada de forma bilíngue no ensino do aluno surdo, pode contribuir de forma satisfatória na aquisição de conceitos em ciências. Palavras-chave: Sequência Didática. Fotossíntese. Sala de Recursos Multifuncionais.
Abstract: This research was carried out in a public school at Boa Vista-RR with two deaf students from ninth-grade from a Elementary School, in Sciences classes at the Multifunctional Resources Classroom - SRM, where the Specialized Educational Attendance - AEE takes place for students with Special Educational Needs - NEE. The first stage of this work consisted in the development, application and assessment of the didactic sequence about photosynthesis, with activities in bilingual mode, using pedagogical resources such as videos, pictures, and experiments. The theoretical perspective which guides the study is the Meaningful Learning Theory by David Ausubel and a qualitative approach, and the ethnographic research in Education as methodology. From this study, it was evidenced that the use of a differentiated methodological approach, with visual resources used in bilingual mode on the deaf student teaching, contributes in a satisfactorily in the acquisition of Scientific concepts. Keywords: Didactic sequence. Photosynthesis. Multifunctional Resources Classroom.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2896
ISSN: 1984-7505
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