DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2895
Title: Dança e dermatoglifia: perfil dermatoglífico dos alunos de artes do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre
Authors: Aguiar, Dharla Giovanna da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Arce, Carmem Lúcia Meira
Keywords: dança;impressões digitais;dermatoglifia;desenvolvimento
Issue Date: 19-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi elaborado com o intuito de busca responder se há uma inter-relação entre o perfil dermatoglífico, as qualidades físicas e e os resultados das avaliações práticas de uma turma de artes? O trabalho investiga a análise comparativa do perfil dermatoglífico e das qualidades físicas de alunos entre 15 e 18 anos do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. O referencial teórico e o embasamento da análise foram realizados baseados nos autores, Marques (2003), Tadra (2010), Pinto (2015), Rengel (2015), Laban (1978), BNCC e PCN do Ensino médio. Para coleta e análise de dados foi utilizado o método de pesquisa Quali-Quantitativa e técnica padronizada de coleta de dados. Com os instrumentos de investigação, coleta das impressões digitais e aulas de dança livre/contemporânea. A partir das análises realizadas foi observado que existiu a inter-relação entre o perfil dermatoglifico e as qualidades físicas básicas de indivíduos praticantes de dança, e que esta pesquisa essencial para que outros pesquisadores busquem se aprofundar nessa temática que é riquíssima para a melhoria do desenvolvimento dos alunos não só dentro da sala de aula, mas para seu desenvolvimento social, cognitivo e motor.
Abstract: The present work was elaborated with the intention of trying to answer if there is an interrelation between the dermatoglyphic profile, the physical qualities and the results of the practical evaluations of an art class? The work investigates the comparative analysis of the dermatoglyphic profile and the physical qualities of students between 15 and 18 years of the Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. The theoretical framework and the basis of the analysis were carried out based on the authors, Marques (2003), Tadra (2010), Pinto (2015), Rengel (2015), Laban (1978), BNCC and PCN do Ensino Médio. For data collection and analysis, the Quali-Quantitative research method and standardized data collection technique were used. With research instruments, fingerprint collection and free / contemporary dance classes. From the analyzes carried out, it was observed that there was an interrelation between the dermatoglyphic profile and the basic physical qualities of individuals practicing dance, and that this research is essential for other researchers to seek to deepen this theme that is very rich for the improvement of development of the students not only inside the classroom, but for their social, cognitive and motor development.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2895
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dança e dermatoglifia - perfil dermatoglífico dos alunos de artes do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.pdfArquivo principal.14,03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons