DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorUrias, Guilherme-
dc.contributor.authorAzeredo, Luciana Aparecida Silva de-
dc.contributor.authorAssis, Alice-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T22:04:09Z-
dc.date.issued2016-01-14-
dc.identifier.citationABDALLA, M. E.; GAFFAR, A. M. The seven steps of PBL implementation: tutor’s manual. Blueprints in health profession education series, 2011. HARDT, L. S. Formação de professores: as travessias do cuidado de si, 2006. Disponível em: <http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT08-1764--Int.pdf.> Acesso em: 20 dez. 2014. LARMER, J.; MERGENDOLLER, J. Eight Essentials for Project-Based Learning. Buck Institute for Education, 2010. SCHMIDT, H. G, MOLEN, H. T., WINKEL, W. W. R. Constructivist, problem-based learning does work: A meta-analysis of curricular comparisons involving a single medical school. Educational Psychologist, v.44, n.4, p. 227–249, 2009. SHARMA, P. Blended Learning. ELT journal, v.64, n.4, p. 456–458, 2010. VEIGA-NETO, A. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: (Orgs.) RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 13-38.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2881-
dc.description.abstractIn this work, we present a report of a teaching activity based on Blended Learning (BL) and Problem Based Learning (PBL). This educational proposal aims to produce the conditions for developing the skills required to understand the interactions between the hearing system and the knowledge of sound physics. Therefore, we drew up and presented to the students a text containing a problem situation, in which a person had a significant hearing loss due to unsanitary conditions at his workplace. With the text as a start point, the students held debates, individual studies and research so that, they could understand the situation proposed in details, based on the knowledge of physics. According to the observations and records, we point out the student participation during the debates in class, one of the main characteristics of educational activities based on active methodologies. About the aspects concerning to the learning of physics contents, the results of the assessments will be published in future studies, due to the limits imposed this kind of publication. However, preliminary results present that 77% of students achieved satisfactory performance. Keywords: Active methods; Blended Learning; Problem-based Learning; Higher education; Biophysics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectBlended Learningpt_BR
dc.subjectProblem Based Learningpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectBiofísicapt_BR
dc.titleO relato de uma atividade para o ensino de biofísica fundamentada em metodologias ativas de ensinopt_BR
dc.title.alternativeReport of activities for biophysics teaching based on active teaching methodologiespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T22:04:09Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage297pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage282pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, apresentamos o relato de uma atividade de ensino fundamentada nas metodologias de ensino Blended Learning (BL) e Problem Based Learning (PBL). O objetivo da proposta pedagógica foi o de criar condições para o desenvolvimento das competências necessárias para a compreensão das interações entre o sistema auditivo e os conhecimentos da Física sonora. Para tanto, um texto foi elaborado, cujo conteúdo apresentou aos alunos uma situação problemática, em que um personagem havia perdido parte significativa da audição devido às condições insalubres do seu ambiente de trabalho. A partir da leitura do texto, os alunos realizaram debates, estudos individuais e pesquisas para que, a partir dos conhecimentos da Física, pudessem compreender detalhadamente a situação-problema apresentada. De acordo com as observações e registros realizados, destacamos a participação dos alunos durante os debates em sala de aula, uma das principais características das atividades pedagógicas pautadas em metodologias ativas. Sobre os aspectos relacionados à aprendizagem dos conteúdos, publicaremos o resultado das avaliações em trabalhos futuros devido aos limites que se impõem ao presente texto. No entanto, apresentamos resultados preliminares, em que 77% dos alunos alcançaram rendimento satisfatório. Palavras-chave: Metodologias ativas; Blended Learning; Problem Based Learning; Ensino Superior; Biofísica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O relato de uma atividade para o ensino de biofísica fundamentada em metodologias ativas de ensino.pdf322,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons