DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2878
Título: Jogos de linguagem e formas de vida um estudo com colonos alemães do vale do rio dos sinos
Título(s) alternativo(s): Language games and way of life: a study with German settlers of "Vale do Rio dos Sinos"
Autor(es): Kroetz, Ketlin
Lara, Isabel Cristina Machado de
Palavras-chave: Jogos de Linguagem;Forma de Vida;Colonos Alemães
Data do documento: 29-Mar-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CONDÉ, M. L. L. As teias da razão: Wittgenstein e a crise da racionalidade moderna. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2004a. ______. Wittgenstein e a gramática da ciência. Unimontes Científica. Montes Claros, v.6. n.1, jan/jun. 2004b. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 253 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.244-253 | jan-jul | 2016 FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. ______. História da Sexualidade: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999 ______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 5 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1987. GIONGO, I. M. Educação Matemática e disciplinamento de corpos e saberes: um estudo sobre a Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, 2008. KNIJNIK, G. Exclusão e resistência: Educação Matemática e Legitimidade Cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. ______. Itinerários da Etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F., OLIVEIRA, J. C. Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004, p. 19-37. KNIJNIK, G; WANDERER, F; GIONGO, I. M. Educação Matemática e interculturalidade: um estudo sobre a oralidade de formas de vida rurais dos sul do Brasil. Revista Quadrante, v.19, n.1, p.49-69. 2010. OLIVEIRA, S. S. Matemáticas de formas de vida de agricultores do município de Santo Antônio da Patrulha. 2011. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011. SEYFERTH, G. Imigração e Cultura no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, 1990. SOUZA, M. C. R. F. Gênero e Matemática(s): jogos de verdade nas práticas de numeramento de alunas e alunos da educação de pessoas jovens e adultas. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. WANDERER, F. Escola e Matemática Escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã do Rio Grande do Sul. 2007. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007. ______. Etnomatemática e o pensamento de Ludwig Wittgenstein. Acta Scientiae, Canoas, v.15, n.2, p.257-270, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/225/454>. Acesso em: 9 jul. 2015. WILLEMS, E. A aculturação dos alemães no Brasil: estudo antropológico dos imigrantes alemães e seus descendentes no Brasil. 2 ed. São Paulo: Nacional, 1980. WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 2004.
Resumo: O artigo objetiva analisar as semelhanças de família entre os jogos de linguagem da forma de vida escolar e da forma de vida agrícola de três colonos residentes numa região de colonização alemã do Vale do Rio dos Sinos. Os aportes teóricos que serviram como alicerce para esta investigação foram configurados na obra Investigações Filosóficas do Segundo Wittgenstein (2004). O material empírico consistiu em entrevistas semiestruturadas que foram realizadas individualmente na língua Hunsrückisch. A análise das narrativas evidencia que diferentemente dos jogos de linguagem utilizados na escola, marcados pelo rigor e hierarquia de saberes, a forma de vida não-escolar dos sujeitos não exige tal precisão. O ensino formal instruído pela escola difere da forma de vida não escolar dos sujeitos, pois esta levava em consideração implicações do clima, da terra e de diversos fatores pertencentes aos seus contextos. Diante disso, os jogos de linguagem da forma de vida escolar desse estudo apresentam fracas semelhanças de família com os jogos de linguagem apresentados na forma de vida agrícola dos sujeitos. Palavras-chave: Jogos de linguagem. Forma de vida. Colonos alemães
Abstract: The work aims to analyze the family resemblances between the language games of the educational way of life and the agricultural way of life of three settlers residing in a region of German colonization in "Vale do Rio dos Sinos". The theoretical contributions used as bases for this research have been set in the work "Philosophical Investigations of Second Wittgenstein" (2004). The empirical material consisted of semi-structured interviews conducted individually in Hunsrückisch language. The analysis of the narratives shows that differently of the language games used in schools, marked by rigor and knowledge hierarchy, the non-school way of life of the subjects does not require such precision. The formal education instructed by the school differs from non-school way of life of the subjects, because this considers the implications in the climate, in the land and various factors pertaining to their contexts. Therefore, the language games of school way of life of this study have weak family resemblances with the language games presented in the agricultural way of life of the subjects. Keywords: Language games. Way of life. German settlers
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2878
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos de linguagem e formas de vida um estudo com colonos alemães do vale do rio dos sinos.pdf351,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons