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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKroetz, Ketlin-
dc.contributor.authorLara, Isabel Cristina Machado de-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T22:00:47Z-
dc.date.issued2016-03-29-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2878-
dc.description.abstractThe work aims to analyze the family resemblances between the language games of the educational way of life and the agricultural way of life of three settlers residing in a region of German colonization in "Vale do Rio dos Sinos". The theoretical contributions used as bases for this research have been set in the work "Philosophical Investigations of Second Wittgenstein" (2004). The empirical material consisted of semi-structured interviews conducted individually in Hunsrückisch language. The analysis of the narratives shows that differently of the language games used in schools, marked by rigor and knowledge hierarchy, the non-school way of life of the subjects does not require such precision. The formal education instructed by the school differs from non-school way of life of the subjects, because this considers the implications in the climate, in the land and various factors pertaining to their contexts. Therefore, the language games of school way of life of this study have weak family resemblances with the language games presented in the agricultural way of life of the subjects. Keywords: Language games. Way of life. German settlerspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos de Linguagempt_BR
dc.subjectForma de Vidapt_BR
dc.subjectColonos Alemãespt_BR
dc.titleJogos de linguagem e formas de vida um estudo com colonos alemães do vale do rio dos sinospt_BR
dc.title.alternativeLanguage games and way of life: a study with German settlers of "Vale do Rio dos Sinos"pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T22:00:47Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage253pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage244pt_BR
dc.description.resumoO artigo objetiva analisar as semelhanças de família entre os jogos de linguagem da forma de vida escolar e da forma de vida agrícola de três colonos residentes numa região de colonização alemã do Vale do Rio dos Sinos. Os aportes teóricos que serviram como alicerce para esta investigação foram configurados na obra Investigações Filosóficas do Segundo Wittgenstein (2004). O material empírico consistiu em entrevistas semiestruturadas que foram realizadas individualmente na língua Hunsrückisch. A análise das narrativas evidencia que diferentemente dos jogos de linguagem utilizados na escola, marcados pelo rigor e hierarquia de saberes, a forma de vida não-escolar dos sujeitos não exige tal precisão. O ensino formal instruído pela escola difere da forma de vida não escolar dos sujeitos, pois esta levava em consideração implicações do clima, da terra e de diversos fatores pertencentes aos seus contextos. Diante disso, os jogos de linguagem da forma de vida escolar desse estudo apresentam fracas semelhanças de família com os jogos de linguagem apresentados na forma de vida agrícola dos sujeitos. Palavras-chave: Jogos de linguagem. Forma de vida. Colonos alemãespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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