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Título: Experimento adaptado para estudantes com deficiência visual estudo da relação solubilidade versus temperatura
Título(s) alternativo(s): Experiment adapted for visually disabled students: study of relation between solubility and temperature
Autor(es): Carneiro, Eudocha de Almeida
Teles, Vânia de Lourdes das Graças
Lima, Régia Chacon Pessoa de
Rizzatti, Ivanise Maria
Vitoriano, Felipe A.
Palavras-chave: Ensino de Química;Inclusão;Experimentação
Data do documento: 19-Fev-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAGÃO, A. S.; DAMASCENO, F.; SILVA G. M. A. Educação química inclusiva e suas contribuições para a educação especial a partir dos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da SBQ e no ENPEQ. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010. BERTALLI, J, G.; RAMOS, E. S.; SIQUEIRA, O, S. Braile alternativo para o ensino de ciências. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010. BONJORNO, R. A.; BONJORNO, J. R.; BONJORNO, V.; RAMOS, C. M. Física completa. Vol. único. 2 ed., São Paulo: FTD, 2000. BRIGHENTE, I. M. C.; MARCONI, D. M. O.; SOUZA, T. C. R. Utilização de aulas experimentais como recurso instrucional. In: 23a RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Poços de Caldas, 2000. Livro de Resumos. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1321-1/>. Acesso em: maio 2015. CARMO, M. P.; MARCONDES, M. E. R.; MARTORANO, S. A. A. Uma interpretação da evolução conceitual dos estudantes sobre o conceito de solução e processo de dissolução. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v.9, n.1, 2010, p. 35-52. DE LIMA, E. F.; RIZZATTI, I. M.; SATELLES, J. L.; SILVA, S. M.; SILVA E SILVA, D. H.; CARNEIRO, E. A.; FERNANDES, F. S.; SILVA, I. O.; PINTO, J. R. S.; CARVALHO, L.; SILVA, M. S.; BARBOSA, M. T.; ISAAC, T. B. S. Diagnóstico sobre a experimentação no ensino de química das escolas da rede pública de ensino médio da capital Boa Vista, Roraima. Revista Areté, Manaus, v.7, n.14, 2014, p.83- 92. GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Integração, v. 24, p. 22-27, 2002. GIORDAN, M. O papel da experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v.10, 1999, p. 43-49. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 181 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.173-181 | jan-jul | 2016 HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de la Laboratório. Enseñanza de las ciências, v,12, n 3, 1994, p. 299-313. NETO, J. D. A experimentação para alunos com deficiência visual: proposta de adaptação de experimentos de um livro didático. 2012. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília. NUERNBERG, A. H. Contribuições de Vygotsky para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em estudo, v.13, n.2, 2008, p. 307 -316. PIRES, R. F. M.; RAPOSO, P. N.; MÓL, G. S. Adaptação de um livro didático de Química para alunos com deficiência visual. In: Anais do VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2007. RAPOSO, P. N.; MÓL, G. S. A diversidade para aprender conceitos científicos: a ressignificação do ensino de Ciência a partir do trabalho pedagógico com alunos cegos. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. SANTO, J. A. E.; CASTELANO, K. L.; ANDRÉ, B. P. Uso de tecnologias na prática docente: um estudo de caso no contexto de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro. Educação & Tecnologia, n.12, 2013, p. 1-9. SCOTT, P.; ASOKO, H.; LEACH, J. Student conceptions and conceptual learning in science in: ABELL, S. K. & LEDERMANN, N. G. (Org.) Handbook of research on science education. Lawrence Erlbaum: Londres, 2007. VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n.13, 2001, p.38-40. VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. v.2. São Paulo: Ed. Alfa-Omega, 1997. VITORIANO, F.A.; RIZZATTI, I.M.; PESSOA, R.C.; TELES, V.L.G. Construção de um termômetro acessível aos deficientes visuais para uso em aulas experimentais. In: XVII ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química), Ouro Preto, 2014.
Resumo: A experimentação se constitui como um importante recurso pedagógico que pode auxiliar na construção de conceitos químicos, entretanto, a inclusão de estudantes com deficiência visual nestas atividades torna-se um desafio que vem avançando ao longo do tempo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi adaptar um experimento envolvendo conceitos de solubilidade e temperatura para estudantes deficientes visuais da rede pública estadual de ensino de Boa Vista/RR, utilizando o Termômetro Acessibilidade (TA) que visa auxiliar a experimentação no ensino de química para deficientes visuais e auditivos. Os resultados mostraram que o experimento adaptado auxiliou na compreensão dos conceitos, estimulou o uso dos sentidos tato, audição e memória, tornando o aluno ativo no processo ensino-aprendizagem, bem como despertou o interesse por outras aulas práticas. Palavras chave: ensino de química; inclusão; experimentação.
Abstract: Experimentation is a crucial educational resource in the construction of chemistry knowledge, however, the inclusion of students with visual disabilities in these activities has become a challenge that has advanced over time. In this regard, an experiment involving concepts of solubility and temperature was adapted to visual disabled students from public schools of Boa Vista, in the state of Roraima. We used the Accessibility thermometer (TA) which was developed to help students with visual/hearing disabilities in experimentation activities involving chemistry concepts. The results proved that the adapted experiment aided in understanding the theory, stimulated the use of touch and hearing senses, in turning the student into an active character in the teaching-learning process, and also in instigating the interest of the student in other practical classes. Keywords: Chemistry teaching. Inclusion. Experimentation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2874
ISSN: 1984-7505
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