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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Eudocha de Almeida-
dc.contributor.authorTeles, Vânia de Lourdes das Graças-
dc.contributor.authorLima, Régia Chacon Pessoa de-
dc.contributor.authorRizzatti, Ivanise Maria-
dc.contributor.authorVitoriano, Felipe A.-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T21:56:02Z-
dc.date.issued2016-02-19-
dc.identifier.citationARAGÃO, A. S.; DAMASCENO, F.; SILVA G. M. A. Educação química inclusiva e suas contribuições para a educação especial a partir dos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da SBQ e no ENPEQ. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010. BERTALLI, J, G.; RAMOS, E. S.; SIQUEIRA, O, S. Braile alternativo para o ensino de ciências. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010. BONJORNO, R. A.; BONJORNO, J. R.; BONJORNO, V.; RAMOS, C. M. Física completa. Vol. único. 2 ed., São Paulo: FTD, 2000. BRIGHENTE, I. M. C.; MARCONI, D. M. O.; SOUZA, T. C. R. Utilização de aulas experimentais como recurso instrucional. In: 23a RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Poços de Caldas, 2000. Livro de Resumos. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1321-1/>. Acesso em: maio 2015. CARMO, M. P.; MARCONDES, M. E. R.; MARTORANO, S. A. A. Uma interpretação da evolução conceitual dos estudantes sobre o conceito de solução e processo de dissolução. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v.9, n.1, 2010, p. 35-52. DE LIMA, E. F.; RIZZATTI, I. M.; SATELLES, J. L.; SILVA, S. M.; SILVA E SILVA, D. H.; CARNEIRO, E. A.; FERNANDES, F. S.; SILVA, I. O.; PINTO, J. R. S.; CARVALHO, L.; SILVA, M. S.; BARBOSA, M. T.; ISAAC, T. B. S. Diagnóstico sobre a experimentação no ensino de química das escolas da rede pública de ensino médio da capital Boa Vista, Roraima. Revista Areté, Manaus, v.7, n.14, 2014, p.83- 92. GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Integração, v. 24, p. 22-27, 2002. GIORDAN, M. O papel da experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v.10, 1999, p. 43-49. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 181 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.173-181 | jan-jul | 2016 HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de la Laboratório. Enseñanza de las ciências, v,12, n 3, 1994, p. 299-313. NETO, J. D. A experimentação para alunos com deficiência visual: proposta de adaptação de experimentos de um livro didático. 2012. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília. NUERNBERG, A. H. Contribuições de Vygotsky para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em estudo, v.13, n.2, 2008, p. 307 -316. PIRES, R. F. M.; RAPOSO, P. N.; MÓL, G. S. Adaptação de um livro didático de Química para alunos com deficiência visual. In: Anais do VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2007. RAPOSO, P. N.; MÓL, G. S. A diversidade para aprender conceitos científicos: a ressignificação do ensino de Ciência a partir do trabalho pedagógico com alunos cegos. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. SANTO, J. A. E.; CASTELANO, K. L.; ANDRÉ, B. P. Uso de tecnologias na prática docente: um estudo de caso no contexto de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro. Educação & Tecnologia, n.12, 2013, p. 1-9. SCOTT, P.; ASOKO, H.; LEACH, J. Student conceptions and conceptual learning in science in: ABELL, S. K. & LEDERMANN, N. G. (Org.) Handbook of research on science education. Lawrence Erlbaum: Londres, 2007. VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n.13, 2001, p.38-40. VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. v.2. São Paulo: Ed. Alfa-Omega, 1997. VITORIANO, F.A.; RIZZATTI, I.M.; PESSOA, R.C.; TELES, V.L.G. Construção de um termômetro acessível aos deficientes visuais para uso em aulas experimentais. In: XVII ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química), Ouro Preto, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2874-
dc.description.abstractExperimentation is a crucial educational resource in the construction of chemistry knowledge, however, the inclusion of students with visual disabilities in these activities has become a challenge that has advanced over time. In this regard, an experiment involving concepts of solubility and temperature was adapted to visual disabled students from public schools of Boa Vista, in the state of Roraima. We used the Accessibility thermometer (TA) which was developed to help students with visual/hearing disabilities in experimentation activities involving chemistry concepts. The results proved that the adapted experiment aided in understanding the theory, stimulated the use of touch and hearing senses, in turning the student into an active character in the teaching-learning process, and also in instigating the interest of the student in other practical classes. Keywords: Chemistry teaching. Inclusion. Experimentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleExperimento adaptado para estudantes com deficiência visual estudo da relação solubilidade versus temperaturapt_BR
dc.title.alternativeExperiment adapted for visually disabled students: study of relation between solubility and temperaturept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:56:02Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage181pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage173pt_BR
dc.description.resumoA experimentação se constitui como um importante recurso pedagógico que pode auxiliar na construção de conceitos químicos, entretanto, a inclusão de estudantes com deficiência visual nestas atividades torna-se um desafio que vem avançando ao longo do tempo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi adaptar um experimento envolvendo conceitos de solubilidade e temperatura para estudantes deficientes visuais da rede pública estadual de ensino de Boa Vista/RR, utilizando o Termômetro Acessibilidade (TA) que visa auxiliar a experimentação no ensino de química para deficientes visuais e auditivos. Os resultados mostraram que o experimento adaptado auxiliou na compreensão dos conceitos, estimulou o uso dos sentidos tato, audição e memória, tornando o aluno ativo no processo ensino-aprendizagem, bem como despertou o interesse por outras aulas práticas. Palavras chave: ensino de química; inclusão; experimentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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