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Título: Constructos socioambientais sobre a Amazônia: contribuições ao ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Social and environmental knowledge about the Amazon: contributions to science teaching
Autor(es): Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Silva, Nívia Magalhães da
Ribeiro, Elinete Raposo
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Palavras-chave: Temas Socioambientais;Amazônia;Educação em Ciências
Data do documento: 26-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALLEGRETTI, M. A. A construção social de políticas públicas. Chico Mendes e o movimento dos seringueiros. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Paraná, v.18, p. 39-59, 2008. ALMEIDA, A. Como se posicionam os professores perante manifestações culturais com impacto na natureza. Resultados de uma investigação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, España, v.8, n.2, p. 648-670, 2009. BARENHO, C. P.; MACHADO, C. R. S. Contribuições do Marxismo e da etnoecologia para o estudo das relações socioambientais. In: Colóquio Internacional MarxEnge, 5. Campinas, São Paulo, 2007. Anais eletrônicos ... Disponível em: <http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicações/gt2/sessao3/Cintia_Barenho.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2015. BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. BOFF, L. Ecologia e Espiritualidade. In: MENDES, A. T. (Org.). 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Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os constructos de professores sobre as questões socioambientais da Amazônia. A pesquisa enquadrou-se na modalidade qualitativa. As análises e as interpretações foram realizadas por meio da análise do discurso. Os professores apresentam conhecimentos pertinentes à temática. A Amazônia ora é tida como sinônimo de sua pujante natureza ora como complexa, e enredada por problemas socioambientais diversos. A Amazônia precisa ser entendida em toda sua complexidade, desvinculada da imagem de mero objeto. E, ao ensino de ciências cabe reconstruir a relação homem e natureza, em novas bases epistemológicas, ou seja, dissociada das perspectivas de dominação e (des) envolvimento do povo amazônida, além de incorporar elementos das áreas das ciências sociais e humanas, para constituir-se um ensino multirreferenciado e contextualizado à realidade amazônica. Palavras-chave: Temas socioambientais. Amazônia. Educação em ciências.
Abstract: This study aims to study the knowledge of teachers with regard to the socio-environmental problems of the Amazon. This is qualitative research. The analyses and interpretations were conducted through the discourse analysis. The teachers have relevant knowledge about this theme. Perspectives of the Amazon ranged from the viewpoint of its exuberant natural resources to that of its diverse, and complex socio-environmental problems. The Amazon have to be understood in terms of its complexity, rather than as a mere object. Science education have to reconstruct the relationship between mankind and nature using a new epistemological approach, that dissociated from the traditional perspective of the amazonian people, based on dominance. This approach should also incorporate elements of the human and social sciences, in order to construct a multi-referential teaching, contextualized within the reality of the Amazon region. Keywords: Socio-environmental themes. Amazon. Science education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2872
ISSN: 1984-7505
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