DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Elizandra Rêgo de-
dc.contributor.authorSilva, Nívia Magalhães da-
dc.contributor.authorRibeiro, Elinete Raposo-
dc.contributor.authorFreitas, Nadia Magalhães da Silva-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T21:53:27Z-
dc.date.issued2016-04-26-
dc.identifier.citationALLEGRETTI, M. A. A construção social de políticas públicas. Chico Mendes e o movimento dos seringueiros. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Paraná, v.18, p. 39-59, 2008. ALMEIDA, A. Como se posicionam os professores perante manifestações culturais com impacto na natureza. Resultados de uma investigação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, España, v.8, n.2, p. 648-670, 2009. BARENHO, C. P.; MACHADO, C. R. S. Contribuições do Marxismo e da etnoecologia para o estudo das relações socioambientais. In: Colóquio Internacional MarxEnge, 5. Campinas, São Paulo, 2007. Anais eletrônicos ... Disponível em: <http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicações/gt2/sessao3/Cintia_Barenho.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2015. BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. BOFF, L. Ecologia e Espiritualidade. In: MENDES, A. T. (Org.). Meio Ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 266 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.254-268 | jan-jul | 2016 conhecimento Campinas, São Paulo: Armazém do Ipê (Autores Associados). p. 36-43. BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2004. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006. _____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. CAPRA, F. O ponto de mutação. 7 ed. São Paulo: Cultrix, 2006. CLEMENT, C. R.; HIGUCHI, N. A floresta amazônica e o futuro do Brasil. Ciência e Cultura, Campinas, São Paulo, v.58, n.3, p.44-49, 2006. FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. 7 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. GONÇALVEZ, C. W. P. Amazônia e Amazônias. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008. HAHN, N. B. Amazônia e racionalidades: conhecimento e/ou reconhecimento. Revista Amazônia Legal de Estudos Sócio-jurídico-ambientais, Cuiabá, v.1, n.2, p. 55-63, 2007. INSTITUTO BUTANTAN. Sobre a geopolítica e a ciência na Amazônia. Entrevista com Bertha Koiffmann Becker. Cadernos de História da Ciência, São Paulo, v.4, n.2, p. 109-132, 2008. JUNGES, J. R. (Bio)ética ambiental. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2010. (Coleção Aldus, 33). KAGEYAMA, P. Y. Biodiversidade e biopirataria: contradição entre a biodiversidade e a pobreza no mundo. In: RAMOS, C. A. et al. (Org.). Amazônia e desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adeunaur, 2010. p. 23-33. KAPLAN, M. A. C.; FIGUEIREDO, M. R. O valor da diversidade química das plantas. In: GARAY, I.; BECKER, B. K. (Org.). As dimensões humanas da biodiversidade. O desafio de novas relações sociedade-natureza no século XXI. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006. p. 263-282. LEFF. H. Epistemologia ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. LITTLE, P. E. Ambientalismo e Amazônia: encontros e desencontros. In: SAYAGO, D.; TOURRAND, J. F.; BURSZTYN, M. (Org.). Amazônia: cenas e cenários. Brasília: Universidade de Brasília, 2004. p. 321-324. LOBERA, J. Insostenibilidad: aproximación al conflicto socioecológico. Revista CTS, Espanã, v.4, n.11, p. 53-80, 2008. LOUREIRO, V. R. Pressupostos do modelo de integração da Amazônia brasileira aos mercados nacional e internacional em vigência nas últimas décadas: a modernização às avessas. In: COSTA, M. J. J. (Org.). Sociologia na Amazônia: debates teóricos e experiências de pesquisa. Belém: Universidade Federal do Pará, 2001. p. 47-70. LOVELOCK, J. Gaia: um novo olhar sobre a vida na terra. Lisboa: Edições 70, 2007. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 267 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.254-268 | jan-jul | 2016 PIRES, A. P. Amostragem e pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et al. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 154-211. PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. MINAYO, M. C. de. S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: DESLANDES, S. F (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 61-77. _____; MIRANDA, A. C. de. Estreitando nós entre saúde e meio ambiente. In: _____; MIRANDA, A. C. de. Saúde e Ambiente Sustentável: estreitando nós. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. p. 15-23. PIRO, P. De qual Amazônia o mundo precisa? Democracia Viva, Rio de Janeiro, v. 41, p. 18-23, 2009. RIBEIRO, N. de F. A questão geopolítica da Amazônia: da soberania difusa a soberania restrita. Belém: EDUFPA, 2006. RIBEIRO, W. C. Teorias socioambientais: em busca de uma nova sociedade. Estudos Avançados, São Paulo, v.24, n.68, p. 9-13, 2010. SAYAGO, D.; BURSTYN, M. A tradição da ciência e a ciência da tradição: relações entre valor, conhecimento e ambiente. In: GARAY, I. E. G.; BECKER, B. K (Org.). As dimensões humanas da biodiversidade. O desafio de novas relações sociedade-natureza no século XXI. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006. p. 89-109. SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. SCHONS, Selma Maria. A questão ambiental e a condição da pobreza. Revista katálysis, Santa Catarina, p. 70-78, v.15, 2012. VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. _____. Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor. São Paulo: SENAC, 2010. VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SOCERJ, Rio de Janeiro, v.20, n.5, p. 383-386, 2007. VILCHES, A.; GIL-PÉREZ, D. Ciencia de la Sostenibilidad: ¿Una nueva disciplina o un nuevo enfoque para todas las disciplinas? Revista Ibero-americana de Educação, España, v.69, n.1, 2015. _____. Emergencia planetaria: necesidad de un planteamiento global. Education Siglo XXI, España, n.25, p.19-50, 2007. WILSON, E. O posfácio. In: CARSON, Rachel. Primavera silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010. p. 250- 256.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2872-
dc.description.abstractThis study aims to study the knowledge of teachers with regard to the socio-environmental problems of the Amazon. This is qualitative research. The analyses and interpretations were conducted through the discourse analysis. The teachers have relevant knowledge about this theme. Perspectives of the Amazon ranged from the viewpoint of its exuberant natural resources to that of its diverse, and complex socio-environmental problems. The Amazon have to be understood in terms of its complexity, rather than as a mere object. Science education have to reconstruct the relationship between mankind and nature using a new epistemological approach, that dissociated from the traditional perspective of the amazonian people, based on dominance. This approach should also incorporate elements of the human and social sciences, in order to construct a multi-referential teaching, contextualized within the reality of the Amazon region. Keywords: Socio-environmental themes. Amazon. Science education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTemas Socioambientaispt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.titleConstructos socioambientais sobre a Amazônia: contribuições ao ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeSocial and environmental knowledge about the Amazon: contributions to science teachingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:53:27Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage268pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage254pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar os constructos de professores sobre as questões socioambientais da Amazônia. A pesquisa enquadrou-se na modalidade qualitativa. As análises e as interpretações foram realizadas por meio da análise do discurso. Os professores apresentam conhecimentos pertinentes à temática. A Amazônia ora é tida como sinônimo de sua pujante natureza ora como complexa, e enredada por problemas socioambientais diversos. A Amazônia precisa ser entendida em toda sua complexidade, desvinculada da imagem de mero objeto. E, ao ensino de ciências cabe reconstruir a relação homem e natureza, em novas bases epistemológicas, ou seja, dissociada das perspectivas de dominação e (des) envolvimento do povo amazônida, além de incorporar elementos das áreas das ciências sociais e humanas, para constituir-se um ensino multirreferenciado e contextualizado à realidade amazônica. Palavras-chave: Temas socioambientais. Amazônia. Educação em ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Constructos socioambientais sobre a Amazônia contribuições ao ensino de ciências.pdf214,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons