DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2856
Título: Formação inicial de professores no uso das TICS para o ensino de biologia da Universidade Federal do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Initial teachers training in use of TICS for the Biology teaching at Federal University of Amazonas
Autor(es): Rodrigues, João Victor Figueiredo Cardoso
Palavras-chave: TICs;Moodle;Fórum.;Blended Learning;Formação de Professores
Data do documento: 8-Ago-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BERGMANN, J.; SAMS, A. Flipped Learning: Gateway to Student Engagement. ISTE, EUA. 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura). FERST, E. M.; ARAUJO, C. S. O.; GHEDIN, E. A formação do pedagogo e a CTS: contribuições a partir do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UERR. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.8, n.17, 2016. JACOBSOHN, L. V.; FLEURY, M. T. L. A contribuição do fórum de discussão para o aprendizado do aluno: uma experiência com estudantes de administração. REGE Revista de Gestão, v.12, n.1, p. 69-80, 2005. JOHNSON-LAIRD, P. Mental models. Cambridge, MA: Harvard University Press. 1983. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 187 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.176-187 | jul-dez | 2016 KIPNIS, B.; FEITOSA, F. Ensino de Pesquisa em Educação e uso de tecnologias: uma experiência na modalidade blended learning em disciplina no curso de Pedagogia. Revista Educação e Fronteiras on-line, n.3, p.47-72. 2013. LIBÂNEO, J. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010. LOPES, A. C. C. B.; AZEVEDO, R. O. M. Tecnologia como mediação pedagógica na formação de professores reflexivos. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus,, v.8, n.17, 2016. MOORE, M. G; KEARSLEY, G. Educação a Distância: Uma Visão Integrada. Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2008. MURRAY, P. J.; MASON, R. Computer-Mediated Communication (CMC): state of the art. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta a Distância, Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), v.1, n.2, jan. 2003. PINTRICH, P. R. A motivational science perspective on the role of student motivation in learning and teaching contexts. Journal of educational Psychology, v.95, n.4, p. 667, 2003. PRETTO, N. L.; RICCIO, N. C. R. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar em Revista, Curitiba, n.37, p.153-169, maio/ago. 2010. RIOS, M. P. G.; SOUSA, K. L. de O.; SOPELSA, O.; CASAGRANDE M. A. Desafios contemporâneos para a incorporação das TIC nos processos do ensino e da aprendizagem. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v.11, n.23. p. 209-230, 2014. SCHNEIDER, E. I.; SUHR, I. R. F.; ROLON, V. E.; ALMEIDA, C. M. D. Sala de Aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes, v.8, n.16, p.68-81, 2013. VALENTE, J. A. (Org.). Formação de Educadores para o Uso da Informática na Escola. Campinas: NIED/Unicamp. 2003. VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED/Unicamp. 1999.
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade na educação brasileira, porém cursos de Licenciatura ainda não incorporaram seu uso, nem mesmo capacitam os futuros professores. Com o objetivo de reformular o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e capacitar quanto ao uso das TICs na formação do Professor de Biologia, foi inserida no currículo a disciplina Prática Curricular em Tecnologia da Informação e Comunicação I. A disciplina foi ministrada no modelo blended learnig, combinando on-line e off-line, promovendo a aprendizagem autônoma, de maneira virtual, e outros momentos presenciais, permitindo a aprendizagem coletiva, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor. Como abordagem didática foi aplicado o modelo de sala de aula invertida (flipped learning) com a utilização de uma plataforma de aprendizagem – Moodle. Estas abordagens favoreceram o acompanhamento individual da aprendizagem, contemplando alunos com diferentes habilidades, além de propiciar o ensino centrado no aluno. Por meio de análise qualitativa foi avaliado os instrumentos de avaliação de aprendizagem dos alunos. Destacaram positivamente o uso da ferramenta fórum e a abordagem didática da disciplina. Portanto, a inclusão de uma disciplina em que os alunos aprendam e façam o uso das TICs se torna necessário para a formação de professores contemporâneos e conscientes do seu papel como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: TICs. Moodle. Fórum. Blended Learning. Formação de professors.
Abstract: The use of Information and Communication Technologies (TICs) is a reality in Brazilian education, however undergraduate degrees courses in education have not yet incorporated its use or even empower future teachers with it. With the purpose of training in the use of TICs in biology teachers training, we included in the curriculum the subject "Curricular Training in Information and Communication Technology I". This subject was taught in blended learning model, combining online and offline approach, promoting autonomous learning, virtually and sometimes in-situ, promoting collective learning, valuing the interaction among, peers and between students and teachers. For the methodological approach we applied the flipped learning using a learning platform - Moodle. These approaches provided individual monitoring of learning, covering students with different abilities, as well as providing the learner-centered teaching. We assessed through qualitative analysis the students learning evaluation activities. They positively highlighted the use of the forum tool and the didactic approach. Therefore, the inclusion of a subject in which students learn and use the TICs is necessary for training contemporary teachers and aware of their role as facilitators of the teaching-learning process. Keywords: TICs. Moodle. Forum. Blended Learning. Teacher training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2856
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação inicial de professores no uso das TICS para o ensino de biologia da Universidade Federal do Amazonas.pdf362,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons